Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111431
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARLSEN, H. V.
MAGALHÃES, L. A.
FARIAS, A. R.
FONSECA, M. F.
Additional Information: HENRIQUE VALSECCHI CARLSEN, ESTAGIÁRIO CNPM; LUCIOLA ALVES MAGALHAES, CNPM; ANDRE RODRIGO FARIAS, CNPM; MARCELO FERNANDO FONSECA, CNPM.
Title: Mapeamento de unidades de produção aquícola no Estado de Mato Grosso usando técnicas de geoprocessamento.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 13., 2019, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico (IAC), 2019.
Pages: 12 p.
Language: pt_BR
Keywords: Geoprocessamento
Índice espectral NDWI
Description: A aquicultura é uma atividade econômica de ampla dispersão no território nacional e apresenta relevância crescente para diversas economias regionais no País, sobretudo nos últimos anos. No entanto, a atividade ainda carece de informações consolidadas sobre o setor produtivo, principalmente no que se refere à localização e dimensão de viveiros escavados. Assim, este trabalho tem como objetivo o mapeamento das unidades de produção aquícola no estado de Mato Grosso, o qual apresenta uma das maiores produções aquícolas do Brasil, utilizando imagens de satélite, ferramentas de geoprocessamento e o índice espectral NDWI. A área de estudo foi determinada a partir da identificação de 17 municípios mato-grossenses que, avaliados conjuntamente, respondem por 76% da produção aquícola do estado. Foram utilizadas 37 cenas do satélite Sentinel 2, de janeiro a julho de 2018, visando localizar, de forma semiautomática a partir do índice NDWI, áreas associadas à presença de água. Tais áreas foram posteriormente analisadas para identificação e mapeamento de viveiros escavados usando técnicas de interpretação visual. Os resultados indicam 815 unidades de produção aquícola mapeadas, cada qual com número diferenciado de viveiros escavados, com área total de 4.807 hectares. A utilização de índice espectral NDWI associada à interpretação visual de imagens de satélite demonstrou ser uma técnica eficaz para mapeamento preliminar dessas estruturas, com redução significativa de custos envolvidos e de tempo de execução.
Thesagro: Aquicultura
Data Created: 2019-08-19
ISBN: 978-85-7029-149-3
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5081.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace