Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111891
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HYEDA, D.
ORTIZ, R. S.
PINTO, T. G.
KARAS, P. R.
FURMAN, F. de G.
ETTO, R. M.
TEIXEIRA, S. A.
BARBOSA, E. A. A.
GIAROLA, N. F. B.
CAIRES, E.
MAIA, C. M. B. de F.
SILVA, K. da
FOGAÇA, A. M.
GALVÃO, C. W.
Additional Information: DAIANE HYEDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; RONALDO SPERANDIO ORTIZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; TAMIRES GONÇALVES PINTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; PEDRO ROBERTO KARAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; FERNANDA DE GOES FURMAN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; RAFAEL MAZER ETTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; SALATHIEL ANTUNES TEIXEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; EDUARDO AUGUSTO AGNELLOS BARBOSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; NEYDE FABÍOLA BALAREZO GIAROLA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; EDUARDO CAIRES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; CLAUDIA MARIA BRANCO DE FREITAS MAIA, PESQUISADOR APOSENTADO DA EMBRAPA FLORESTAS; KRISLE DA SILVA, CNPF; ALISSON MARCOS FOGAÇA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; CAROLINA WEIGERT GALVÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA.
Title: Influência do biochar e da adubação nitrogenada na capacidade de Rhizobium tropici em promover o crescimento do feijão.
Publisher: In: REUNIÃO PARANAENSE DE CIÊNCIA DO SOLO, 6., 2019, Ponta Grossa. Trabalhos... Ponta Grossa: UEPG; [Curitiba]: SBCS, Núcleo Estadual Paraná, 2019. 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Biocarvão
Ciclo do N
Description: O biochar é um material rico em carbono, a sua aplicação tem potencial de alterar as propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo. Nesse estudo foi avaliado o efeito do biochar produzido a partir de resíduos da colheita de eucalipto e da adubação nitrogenada na capacidade do Rhizobium tropici em promover o desenvolvimento, a produtividade da cultura do feijão e influenciar a comunidade microbiana envolvida no ciclo do nitrogênio. O experimento foi realizado em casa de vegetação em blocos aleatorizados, com doses de biochar (0, 5, 10, 15, 20 Mg/ha), presença ou ausência de adubação nitrogenada, com ou sem inoculação de R. tropici. Dentre as variáveis analisadas, a altura de planta e o peso de 100 grãos, foram as que melhor diferenciaram os tratamentos. Sendo nas menores doses de biochar (0 e 5 Mg/ha) foram alcançados os maiores valores de produtividade do feijoeiro e o maior número de microrganismos fixadores biológicos de nitrogênio. Já na presença das maiores doses de biochar obteve-se um aumento na quantificação de bactérias amonificadoras.
Data Created: 2019-09-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019AACClaudiaMRPCSInfluenciaR.pdf118.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace