Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112049
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, J. C.
SEIBERLICK, O. S. G.
CARVALHO, B. O.
PEREIRA, H. P.
REIS, D. R. de L.
MARTINS, M. F.
PANETTO, J. C. do C.
MACHADO, M. A.
SILVA, M. V. G. B.
Additional Information: Jessica capelli do Nascimento, Bolista CNPq; Otto Samuel Gonçalves Seiberlick, Bolsista CNPq; Bianca de Oliveira Carvalho, Bolsista CNPq; Hyago Passe Pereira, UFJF; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL.
Title: Frequência alélica e genotípica do SNP ligado ao fenótipo slick hair no gene do receptor da prolactina (PRLR) em bovinos da raça Caracu.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 24., 2019, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2019.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Notes: Editor Técnico: Leônidas Paixão Passos, Embrapa Gado de Leite.
Keywords: Genotipagem
Caracu caldeano
Tetra-primer
ARNS-PCR
Description: Resumo: Em ambientes tropicais e subtropicais, a expressão de características produtivas em bovinos é dificultada pelos efeitos ambientais como o estresse térmico, agravado pelo aquecimento global. Regiões genômicas associadas à tolerância ao calor foram recentemente descritas e polimorfismos de nucleotídeos únicos (SNPs) relacionados a essa variação foram identificados. Uma mutação no gene do receptor de prolactina, no SNP 39136666 foi relacionada à presença de um tipo diferente de pelagem denominada ?slick hair? em animais da raça Carora e Caracu, que está associado com a maior tolerância ao calor. Foram genotipados neste trabalho, 61 animais da raça Cararu Caldeano, utilizando a técnica tetra-primers ARMSPCR. A frequência alélica e genotípica foi calculada respectivamente: T (80%) e C (20%); TT (64%), CT (33%) e CC (3%). Observou-se uma prevalência do alelo T, que está relacionado ao fenótipo slick hair. Esse marcador tem potencial para ser usado em programas de melhoramento genético e seleção.
Resumo: Em ambientes tropicais e subtropicais, a expressão de características produtivas em bovinos é dificultada pelos efeitos ambientais como o estresse térmico, agravado pelo aquecimento global. Regiões genômicas associadas à tolerância ao calor foram recentemente descritas e polimorfismos de nucleotídeos únicos (SNPs) relacionados a essa variação foram identificados. Uma mutação no gene do receptor de prolactina, no SNP 39136666 foi relacionada à presença de um tipo diferente de pelagem denominada “slick hair” em animais da raça Carora e Caracu, que está associado com a maior tolerância ao calor. Foram genotipados neste trabalho, 61 animais da raça Cararu Caldeano, utilizando a técnica tetra-primers ARMSPCR. A frequência alélica e genotípica foi calculada respectivamente: T (80%) e C (20%); TT (64%), CT (33%) e CC (3%). Observou-se uma prevalência do alelo T, que está relacionado ao fenótipo slick hair. Esse marcador tem potencial para ser usado em programas de melhoramento genético e seleção.
Data Created: 2019-09-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20Frequenciaalelicaegenotipica.pdf195,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace