Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112065
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LAURO, A. T. D.
BENITES, F. R. G.
SOUZA SOBRINHO, F. de
Additional Information: Ana Taliê Dutra Lauro, CES/JF; FLAVIO RODRIGO GANDOLFI BENITES, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL.
Title: Produtividade de forragem de clones melhorados de Brachiaria ruziziensis.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 24., 2019, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2019.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Notes: Editor Técnico: Leônidas Paixão Passos, Embrapa Gado de Leite.
Keywords: Melhoramento genético
Variabilidade genética
Description: Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a produtividade de forragem de clones melhorados de B. ruziziensis. Foram testados 37 clones de B. ruziziensis, juntamente com três testemunhas, cv. Marandu (B. brizantha), cv. Basilisk (B. decumbens) e cv. Kennedy (B. ruzizensis) em experimentos conduzidos no delineamento de blocos casualizados com cinco repetições. Foram realizados 12 cortes de avaliação, com intervalo médio de rebrota de 65 dias. Em cada um desses cortes foram mensuradas a altura das plantas e o peso verde (PV) da forragem. Estimou-se ainda a relação entre folhas e caules (RFC) e a produtividade de folhas secas (PFC). Os resultados das análises de variância foram significativos para todas as características avaliadas evidenciando a existência de variabilidade genética entre os clones melhorados de B. ruziziensis. Constata-se, portanto, que é possível selecionar clones de B. ruziziensis superiores a cv. Kennedy para a produtividade de forragem e relação folha colmo.
Data Created: 2019-09-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
04Produtividadedeforragemdeclones.pdf210,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace