Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112081
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SEIBERLICK, O. S. G.
CARVALHO, B. O.
NASCIMENTO, J. C.
AZEVEDO, A. L. S.
REIS, D. R. de L.
LEDO, F. J. da S.
MACHADO, M. A.
Additional Information: Otto Samuel Gonçalves Seiberlick, Bolsista CNPq; Bianca de Oliveira Carvalho, Bolsista CNPq; Jéssica Capelli do Nascimento, Bolsita CNPq; ANA LUISA SOUSA AZEVEDO, CNPGL; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL.
Title: Varredura do banco ativo de germoplasma de capim-elefante para identificação de regiões genômicas associadas a apomixia.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 24., 2019, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2019.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Notes: Editor Técnico: Leônidas Paixão Passos, Embrapa Gado de Leite.
Keywords: Cenchrus purpureus
Description: Resumo: A apomixia pode ser definida como um modo de reprodução assexuada por sementes, que tem grande interesse por seu potencial de aplicação comercial e biotecnológica. A progênie de uma planta apomítica é idêntica à planta-mãe, uma vez que a meiose, que na sexualidade leva à formação de um gameta feminino (oosfera) reduzido, não existe ou não é funcional, logo o embrião se desenvolve de modo autônomo, sem a fecundação da oosfera. Deste modo, o embrião contém exclusivamente os cromossomos somáticos maternos. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar todo o Banco Ativo de Germoplasma de capim-elefante usando dois marcadores moleculares associados à apomixia que já foram descritos na literatura para outras espécies. O trabalho apresenta resultados parciais obtidos com a experimentação inicial no qual foi identificada uma amostra de capim-elefante com o marcador para apomixia. A partir destas informações, análises foram realizadas a fim de comprovar essa marca molecular específica de apomixia associada à Cenchrus purpureus, fato esse não descrito anteriormente na literatura.
Thesagro: Melhoramento
Pennisetum Purpureum
Data Created: 2019-09-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
09Varreduradobancoativodegermoplasma.pdf242.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace