Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112695
Title: Balanço de energia com imagens Landsat 8 em limoeiros sob diferentes sistemas de irrigação no sudeste do Brasil.
Authors: TEIXEIRA, A. H. DE C.
STRUIVING, T. B.
LEIVAS, J. F.
REIS, J. B. R. DA S.
SIMÃO, F. R.
Affiliation: ANTÔNIO HERIBERTO DE CASTRO TEIXEIRA, CPATC; TIAGO BARBOSA STRUIVING, ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LIMÃO; JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; JOÃO BATISTA RIBEIRO DA SILVA REIS, EPAMING; FÚLVIO RODRIGUEZ SIMÃO, EPAMING.
Date Issued: 2019
Citation: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 18., 2019, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza: UFC, 2019.
Pages: 12 p.
Description: Este trabalho visou dar suporte ao manejo racional da água na cultura do limoeiro irrigado sob diferentes sistemas de irrigação nas atuais situações de restrição hídrica. O algoritmo SAFER foi aplicado em imagens Landsat 8, usando-se dados climáticos de 2015, na modelagem dos componentes do balanço de energia. Os valores dos fluxos de calor latente (λE) e sensível (H) mais elevados e inferiores, respectivamente, ocorreram para sistemas de irrigação por pivôs. Considerando a fração evaporativa (Ef) como um indicador de umidade na zona das raízes, para os três sistemas de irrigação analisados, os valores chegaram acima de 1,00 e 1,30 para irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) e por pivôs, respectivamente, nas fases generalizadas do crescimento dos frutos à colheita. O conhecimento desta fração é relevante para a agricultura de precisão, considerando as mudanças climáticas e de uso da terra, sob condições de irrigação nas regiões semiáridas do Brasil.
Keywords: Saldo de radiação
Fração evaporativa
Citrus limon L
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5106.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace