Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113212
Título: Contribuição ao conhecimento da bionomia de abelha tiúba, Melipona fasciculata.
Autor: PEREIRA, F. de M.
MEIRELLES, R. N.
MORAES, J. I. da S.
PEREIRA, L. A.
SOUZA, B. de A.
LOPES, M. T. do R.
Afiliación: FABIA DE MELLO PEREIRA, CPAMN; RAFAEL NARCISO MEIRELLES, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; JOSEANE INÁCIO DA SILVA MORAES, Unidade Escolar Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva; LEUDIMAR AIRES PEREIRA, UFPI; BRUNO DE ALMEIDA SOUZA, CPAMN; MARIA TERESA DO REGO LOPES, CPAMN.
Año: 2019
Referencia: Revista RG News, v. 5, n. 1, p. 23-28, 2019.
Descripción: Uma alternativa para a conservação de abelhas-sem-ferrão é o desenvolvimento da meliponicultura como atividade econômica de forma racional e não apenas exploratória. No entanto, é necessário que se realize mais estudos sobre a biologia desses insetos para subsidiar programas de manejo e preservação das colônias. Este estudo teve como objetivo descrever hábitos de nidificação e estrutura de ninhos de Melipona (Melikerria) fasciculata Smith, 1854 do Cerrado do Piauí. Foi medido o diâmetro, o comprimento da cavidade e a espessura da madeira das espécies de plantas utilizadas para a construção dos ninhos.
Palabras clave: Arquitetura do ninho
Meliponicultura
Meliponini
Substrato de nidificação
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
8Contribuioaoconhecimentodabionomiadeabelhatiba4.pdf383.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace