Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113327
Título: Caracterização de atributos químicos do solo em diferentes sistemas de manejo no nordeste paraense.
Autor: MIRANDA, B. M.
SILVA, A. R.
CARVALHO, E. J. M.
Afiliación: BÁRBARA MAIA MIRANDA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU
EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU.
Año: 2019
Referencia: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 23., 2019, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2019.
Páginas: p. 112-118.
Descripción: A caracterização dos atributos do solo é de extrema importância, por retratar o diagnóstico atual do solo e verificar se os métodos empregados estão adequados às condições específicas da atividade. O trabalho teve como objetivo verificar os efeitos do sistema de manejo de uma área reflorestada com espécies nativas e exóticas, de uma área de floresta secundaria e de uma área de floresta secundaria enriquecida com espécies potenciais sobre as propriedades químicas de um Latossolo Amarelo distrófico da região nordeste do estado do Pará. Foram analisados três sistemas de manejo do solo, sendo eles: área plantio, área controle e área manejo. A amostragem do solo foi realizada em maio de 2018 de amostras compostas retiradas no centro de cada parcela nas profundidades de 0-10 e 10-20 cm. Para a caracterização química foram determinados os seguintes parâmetros: pH em H2O, MO, K, Al, H+Al e P. Com base nessas determinações, foram calculadas, a CTC, V% e m%. As análises estatísticas foram realizadas por meio do programa RStudio®. O resultados evidenciaram que o sistema de manejo área controle e área manejo indicaram melhores valores dos atributos químicos do solo por maior presença material orgânico e menor tendência a perdas, promovendo maiores resultados de K e V% na camada superficial, além de reduzir o m%, pH e acidez potencial.
Thesagro: Solo
Floresta Secundaria
Palabras clave: Propriedade química
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PIBIC2019113119.pdf330.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace