Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113403
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PRAZERES, M. C.
RODRIGUES, M. K. A.
MAUES, M. M.
Additional Information: Matheus Coelho Prazeres, GRADUANDO UEPA; Marcelo Kleiton Alves Rodrigues, GRADUANDO UEPA; MARCIA MOTTA MAUES, CPATU.
Title: Análise qualitativa do eventos fenológicos do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), na Embrapa Amazônia Oriental, Belém/PA.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 23., 2019, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2019.
Pages: p. 168-174.
Language: pt_BR
Description: O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma palmeira frutífera nativa da Amazônia, pertencente à família Arecaceae, que forma touceiras por perfilhamento, encontrada em áreas de várzea e igapó e cultivada em terra firme. O fruto, quando maduro, possui coloração violácea com grande potencial industrial nos centros urbanos. Esse estudo teve como objetivo monitorar a ocorrência e duração das fenofases de floração, frutificação e mudanças foliares do açaizeiro em condições de cultivo na Embrapa Amazônia Oriental, visando caracterizar o período de produção de flores e frutos, para subsidiar estudos sobre a biologia floral da espécie. Foram selecionadas 15 touceiras de açaizeiro para a caracterização fenológica, com observação quinzenal, de setembro de 2017 a fevereiro de 2019. Constatou-se que a emissão de espata e floração ocorreu durante os períodos de maior incidência de chuva, observando-se que o período de maior lançamento das espatas se deu de janeiro a junho/2018 e a floração de março a junho/2018, com pico de ocorrência em abril/2018. A espécie apresentou as maiores taxas de emissão de botão floral em fevereiro (76,06%) e março (79,81%), enquanto a flor em plena antese com maior ocorrência em março e abril, com 51,64% e 50,70%. Na frutificação, os frutos verdes foram expressivos em dois momentos, o primeiro momento nos períodos de estiagem (junho a agosto de 2018) e no período de transição entre a época de maior e menor pluviosidade, destacando-se os meses de maio a novembro de 2018. Os frutos maduros e disseminando tiveram maiores ocorrência no período de estiagem. As mudanças foliares são atividade constantes, registrando-se sempre a presença de folhas maduras em todos os indivíduos.
Thesagro: Açaí
Euterpe Oleracea
Fenologia
Floração
Frutificação
Data Created: 2019-10-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIBIC2019169175.pdf374,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace