Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113411
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GUIMARÃES, J. J. do V.
MENEZES, I. C. de
RODRIGUES, S. de M.
Additional Information: Jandson José do Vale Guimarães, GRADUANDO IFPA; ILMARINA CAMPOS DE MENEZES, CPATU; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU.
Title: Método de inoculação de esporos de Fusarium solani f. sp. piperis em plantas de Piper nigrum L.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 23., 2019, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2019.
Pages: p. 188-193.
Language: pt_BR
Description: O Brasil é o quarto maior exportador de pimenta-do-reino, alcançando cerca de 30 mil toneladas, sendo o Pará responsável por mais de 85% da produção. A principal dificuldade para a expansão da cultura consiste na doença fusariose que resulta na morte precoce dos pimentais, reduzindo em 50% o ciclo produtivo. Pouco se sabe, em nível molecular, sobre a interação Piper nigrum L.-Fusarium solani, entretanto, um estudo iniciado em conjunto pela Embrapa e a UFPA, envolvendo o transcriptoma dessa interação, sinalizou a participação de sequências gênicas de grande interesse da pimenteira-do-reino que respondem ao processo de infecção. Nesse sentido, existe a necessidade de adequações de protocolos de infecção da planta visando estudos futuros para identificar genes expressos diferencialmente no processo de infecção e análises de sequências gênicas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi descrever e validar uma metodologia eficiente para inoculação de esporos de Fusarium solani f. sp. piperis em plantas de pimenta do reino
Thesagro: Piper Nigrum
Pimenta do Reino
Fusariose
Fusarium Solani
Data Created: 2019-10-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIBIC2019189194.pdf466,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace