Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113413
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GAMERO, A. R.
SILVA, J. dos S. V. da
MACHADO, A. D.
NEVES, S. M. A. da S.
Additional Information: ALESSANDRA RODRIGUES GAMERO; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; ANDRESSA DAMAS MACHADO; SANDRA MARA ALVES DA SILVA NEVES, Unemat.
Title: Impacto ambiental no trecho da MT 451 até o distrito de Cangas - município de Poconé - Mato Grosso.
Publisher: In: SEMANA DE GEOGRAFIA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, 4.; SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 3., 2018, Cáceres. Construção do espaço e conservação ambiental: desafios para o Mato Grosso: anais. Cáceres: Curso de Geografia - Faculdade de Ciências Humanas da Unemat, 2018. v. 2.
Pages: 17 p.
Language: pt_BR
Notes: SEMAGEO 2018.
Keywords: Área urbana
Impactos ambientais
Impactos socioambientais
Usina ALCOPAN
Description: RESUMO: Dada a importância no entendimento da dimensão de impactos ambientais que são problemas ambientais e sociais no meio ambiente. O presente trabalho objetivou verificar impactos ambientais no município de Poconé - Mato Grosso, mais precisamente no trecho que corresponde ao início da MT- 451 (interseção com a BR 070) até o distrito de Cangas. Foram realizados trabalho de campo e gabinete: em gabinete utilizou-se livros, revistas, artigos científicos entre outros documentos. O trabalho de campo ocorreu no dia 28 de junho de 2018, no qual foram selecionados 23 pontos de observação. As paradas foram feitas de 4 em 4 km aproximadamente, em cada parada foram coletadas as coordenadas geográficas, com o auxílio do GPS e registro fotográfico, sendo observados possíveis impactos ambientais, de ocupação e uso do entorno bem como a vegetação nativa existente nesses locais. Para a realização do mesmo foi utilizada imagem de satélite Sentinel 2A cena 21 lwc com composição RGB - 4 (664.5); 8 (864.8); 11(1613.7) com data da imagem de 11/06/2018 para observação in loco dos padrões da imagem com a paisagem em campo. Na elaboração do mapa de localização da área de estudo foi utilizado a imagem de satélite disponível no ArcGis Online e Dados Cartográficos do IBGE. Nos locais observados foi possível verificar impactos socioambientais decorrentes de vários tipos de uso da terra, tais como, da agricultura, pastagem, mineração e usina que afetam a área urbana (população), os rios, a vegetação, o solo, entres outros, sendo estes impactos perceptíveis nas observações em campo e nos padrões da imagem de satélite.
Thesagro: Agricultura
Mineração
Pastagem
Uso da Terra
NAL Thesaurus: Agriculture
Pastures
Land use
Mining
Environmental impact
Social impact
Data Created: 2019-10-23
ISSN: 978-85-9535-060-1
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLImpactoambientalSemageo.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace