Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113428
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FURTADO, A. C. S.
CARRERA, J. C.
XAVIER JUNIOR, S. R.
SOUZA, F. I. B. de
Additional Information: Ana Catarina Siqueira Furtado, Bolsista ITV/FADESP/EMBRAPA; Jéfyne Campos Carrera, Bolsista ITV/FADESP/EMBRAPA; SEBASTIAO RIBEIRO XAVIER JUNIOR, CPATU; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU.
Title: Classificação taxonômica dos espécimes coletados em Carajás e depositados no Herbário IAN da Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 23., 2019, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2019.
Pages: p. 212-216.
Language: pt_BR
Description: A Região de Carajás, situada no sudeste do Estado do Pará, possui uma área igual à 44.814,51 km², que corresponde a 3,59% da área territorial do Estado. Esta região é composta por doze municípios e tem sua dinâmica socioeconômica e espacial condicionada, principalmente, a processos provenientes da exploração mineral. O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento taxonômico das espécies da região de Carajás depositadas no herbário IAN, a fim de identificar as unicatas e confirmar sua identificação botânica, localizar as duplicatas para envio aos especialistas, para confirmação dessa identificação e confirmação de depósito na coleção principal. Foi realizado o levantamento botânico das espécies da região de Carajás através do software BRAHMS e a quantificação de dados por meio de arquivos em RDE do acervo do Herbário IAN, do Laboratório de Botânica, da Embrapa Amazônia Oriental. Todos os espécimes coletados na área de Carajás foram separados do acervo geral e elaborado o banco de dados, de acordo com a etiqueta do material. Foram encontradas 96 famílias em um total de 821 espécimes distribuídos em 297 gêneros e 548 espécies, além de 30 duplicatas de 24 espécies. O levantamento das espécies por meio do banco de dados do Herbário IAN foi de grande relevância para contribuir com o conhecimento da Flora de Carajás e possibilitou evidenciar o potencial florístico e ecológico da região, além de auxiliar na elaboração de planos para conservação das áreas verdes locais.
Thesagro: Vegetação
Identificação
Taxonomia Vegetal
Herbário
Data Created: 2019-10-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIBIC2019213217.pdf481,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace