Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113441
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PACHECO, L. B.
BOTH, J. P. C. L.
LEMOS, O. F. de
Additional Information: Laila Brabo Pacheco, GRADUANDA UFRA; JOAO PAULO CASTANHEIRA LIMA BOTH, CPATU; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU.
Title: Comportamento de cultivares de pimenteira-do-reino quanto à produção em tutor morto.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 23., 2019, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2019.
Pages: p. 247-252.
Language: pt_BR
Keywords: Tutor morto
Description: O cultivo da pimenteira-do-reino é importante por suas características de rentabilidade, principalmente quando o preço no mercado internacional está acima de cinco mil dólares a tonelada. As características das cultivares e a produção no sistema de produção associado aos custos são determinantes na escolha. Dessa forma, com o objetivo de avaliar o comportamento das cultivares em tutor morto quanto a produção foram avaliadas cinco cultivares: Kuthiravally, Cingapura, Clonada, Bragantina e Uthirankota, quatro anos após o plantio. As avaliações das cultivares foram em delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições por cultivar. As variáveis avaliadas foram de peso de produção dos frutos frescos nas espigas e peso de somente os frutos secos, rendimento de pimenta seca relativo à produção dos frutos nas espigas e rentabilidade na venda e custos de colheita da produção por quilograma de pimenta colhida. Os dados foram submetidos às análises de variância e teste Tukey de comparação de médias. A cultivar Kulthiravally se destacou como maior produção, mas considerando os custos de colheita e preço atual não apresentou diferença significativa na lucratividade com as demais cultivares. Portanto, o produtor pode usar no cenário atual de preço baixo, quaisquer uma das cultivares no sistema de produção em tutor morto.
Thesagro: Pimenta do Reino
Piper Nigrum
Produção
Genótipo
Data Created: 2019-10-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIBIC2019248253.pdf322,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace