Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113479
Título: Caracterização morfológica de mandiocas crioulas cultivadas em Sinop, Mato Grosso.
Autoria: ZANETTI, G. T.
ROSSI, A. A. B.
FIGUEREDO, P. E.
HOOGERHEIDE, E. S. S.
Afiliação: GÉSSICA TAIS ZANETTI, UNEMAT, Alta Floresta, MT; ANA APARECIDA BANDINI ROSSI, UNEMAT, Alta Floresta, MT; POLIANA ELIAS FIGUEREDO, UFMT, Sinop, MT; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNEMAT, 2., 2019, Cáceres, MT. Anais... Cáceres: UNEMAT, 2019. II Sepos.
Conteúdo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) cultivada por pequenos produtores sendo muito importante para o estado de Mato Grosso visto que é a segunda maior atividade da agricultura familiar. Este trabalho objetivou a caracterização morfológica de mandiocas crioulas cultivadas por agricultores da Comunidade São Rafael, situada na região periurbana de Sinop, MT, para compreender as preferências dos agricultores e subsidiar estratégias de conservação on farm. Foram coletadas 13 etnovariedades de mandioca para caracterização morfológica de raízes e folhas em três propriedades da Comunidade São Rafael. As amostras foram armazenadas no laboratório da Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop, MT e, os dados foram avaliados de modo descritivo. Quanto aos atributos morfológicos das folhas, a média do comprimento dos lóbulos foi de 13,38 cm, mínimo de 10 cm e máximo de 16 cm. O número de lóbulos encontrados foram: cinco, sete e nove lóbulos. Quanto aos atributos morfológicos das raízes, o comprimento médio das raízes foi de 37,73 cm, o maior para Roxa II (140 cm) e o menor para Branca (17,5 cm). A maioria das mandiocas possui polpa branca (61,54%), e 38,46% amarela. Todas as mandiocas de polpa amarela possuem cor externa marrom e, as de polpa branca, possuem cor externa marrom (75%) e branca (25%). As mandiocas de polpa amarela apresentaram córtex amarelo (80%) e roxo (20%). As mandiocas brancas apresentam córtex branco (37,5%), roxo (50%) e, creme (12,5%). Na produção de farinha é preferível utilizar mandiocas com cor externa clara para não “manchar” a farinha. Esse caráter não influencia no cultivo das etnovariedades, visto que, os agricultores da Comunidade São Rafael não produzem farinha de mandioca. Estas informações são úteis para compreender as preferências dos agricultores de Sinop e, contribuir para conservação on farm da mandioca no Mato Grosso, que é centro de diversidade da espécie.
Thesagro: Manihot Esculenta
Agricultura Familiar
Palavras-chave: Etnovariedade
Manihot esculenta Crantz
Comunidade Sao Rafael
Sinop
Mato Grosso
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamteulaliahoogerheidecaracterizacaomofologicamandiocacrioulasinop.pdf208,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace