Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114189
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GUIMARÃES, P. de S.
SCHENK, J. C. M.
GIACHETTO, P. F.
PADILHA, L.
SILVAROLLA, M. B.
MALUF, M. P.
Additional Information: PAULA DE SOUSA GUIMARÃES, Bolsista do Consórcio Pesquisa Café; JULIANA CAMARGO MARTINATI SCHENK, IAC, Bolsista INCT/CNPq; POLIANA FERNANDA GIACHETTO, CNPTIA; LILIAN PADILHA, CNPCa; MARIA BERNADETE SILVAROLLA, IAC; MIRIAN PEREZ MALUF, CNPCa.
Title: Validação de retrotransposons ativos em café-efeitos de estresse abiótico e baixa cafeína na expressão gênica.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória, ES. Pesquisa, inovação e sustentabilidade dos cafés do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Café, 2019.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Validation of active retrotransposons in coffee-effects of abiotic stress and low caffeine content on gene expression.
Keywords: Seleção-assistida
Melhoramento molecular
Sequenciamento de RNA
Expressão gênica
Plantas sem cafeína
Assisted-selection
Sequenciamento de transcriptoma
RNAseq
Molecular breeding
Description: RESUMO: A identificação de perfis de expressão gênica diferenciais e redes metabólicas é uma ferramenta valiosa para a caracterização genética de caracteres agronômicos. Neste estudo, utilizamos análises de expressão em larga-escala para identificar processos biológicos alterados em plantas com teores reduzidos de cafeína. A expressão diferencial de genes selecionados observada in silico foi então validada em experimentos in vivo. O primeiro passo foi o sequenciamento em larga-escala de RNA extraído de tecidos jovens e em desenvolvimento, de plantas sem cafeína e de plantas com concentrações normais do composto. As sequências obtidas foram agrupadas, a partir de análises in silico, para identificação de genes com expressão diferencial entre os tratamentos e de redes metabólicas associadas aos teores de cafeína. Para a validação das análises in silico, selecionamos 3 genes de famílias de retrotransposons para análises de qRT-PCR em gemas e folhas coletadas de plantas normais (MN) e sem cafeína (AC), tanto em condições normais quanto durante déficit hídrico. O perfil de expressão dos genes estabelecido por qRT-PCR foi distinto do observado nas análises de RNAseq. Além disso, os resultados sugerem que plantas AC possuem uma maior suscetibilidade ao estresse hídrico, uma vez que a expressão de retrotransposons é mais alta em folhas e gemas de plantas AC do que em MN.
NAL Thesaurus: Gene expression
Data Created: 2019-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Validacaoretrotransposons.pdf148,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace