Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114202
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARNEIRO, F. de A.
AQUINO, S. O. de
MATTOS, N. G.
VALERIANO, J. C.
CARNEIRO, W. W. de J.
RODRIGUES, G. C.
CARVALHO, M. A. de F.
VEIGA, A. D.
GRATTAPAGLIA, D.
SILVA JUNIOR, O. B. da
MARRACCINI, P.
VIEIRA JUNIOR, I. C.
BALESTRE, M.
ANDRADE, A. C.
Additional Information: FERNANDA DE ARAÚJO CARNEIRO, Ufla; SINARA OLIVEIRA DE AQUINO, Ufla; NATHÁLIA GOMES MATTOS, Ufla; JÉSSICA COELHO VALERIANO, Ufla; WENDEL WILLIAM DE JESUS CARNEIRO, Bolsista Consórcio Pesquisa Café; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, CNPTIA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; DARIO GRATTAPAGLIA, Cenargen; ORZENIL BONFIM DA SILVA JUNIOR, Cenargen; PIERRE MARRACCINI, Cirad; INDALECIO CUNHA VIEIRA JUNIOR, Ufla; MARCIO BALESTRE, Ufla; ALAN CARVALHO ANDRADE, CNPCa.
Title: Estudo de associação genômica ampla para importantes características agronômicas em Coffea canephora.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória, ES. Pesquisa, inovação e sustentabilidade dos cafés do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Café, 2019.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Genome-wide association studies for important agronomic traits in Coffea canephora.
Keywords: Diversidade genética
Nucleotídeo de polimorfismo único
Genome Wide Association Studies
Genetic diversity
Description: RESUMO: O Estudo de Associação Genômica Ampla (Genome-Wide Association Studies ? GWAS) surgiu com o intuito de capturar o efeito de genes na determinação de determinada característica fenotípica. Para isso, os indivíduos selecionados são genotipados em escala genômica e fenotipados para as características de interesse e então, a partir de análises estatísticas entre os polimorfismos de DNA e a variação no fenótipo, os genes que controlam essas características podem ser identificados. Por se tratar de uma espécie perene e de ciclo longo, os programas de melhoramento genético convencional do cafeeiro são demorados (vários anos) e de custo elevado. A geração de cultivares superiores via melhoramento genético ainda lida com o desafio de agregar simultaneamente diversas características quantitativas de relevância agronômica, assim como a qualidade de bebida. Neste contexto, na tentativa de identificar genes/regiões genômicas associadas à características agronômicas importantes, 1.319 indivíduos da Embrapa Cerrados foram genotipados e fenotipados, e posteriormente, realizou-se um estudo de GWAS com os softwares TASSEL e rrBLUP. Um número diferente de marcadores associados foi identificado com as duas estratégias utilizadas. Foram identificados marcadores tanto em regiões intergênicas como em regiões gênicas, sendo que, nesta última, os marcadores estavam presentes em genes já caracterizados e descritos na literatura para outras espécies como estando relacionados às características agronômicas aqui analisadas.
Thesagro: Café
Coffea Canephora
NAL Thesaurus: Single nucleotide polymorphism
Data Created: 2019-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudoassociacaogenomica.pdf379,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace