Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114239
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILV, E. A. da
CARVALHO, M. A. de F.
VIANA, M. T. R.
GUERRA, A. F.
RODRIGUES, G. C.
VEIGA, A. D.
TAVARES, M. C. dos S.
Additional Information: Elisângela Aparecida da Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; Mariana Thereza Rodrigues Viana, Engenheira Agrônoma; ANTONIO FERNANDO GUERRA, CNPCa; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, CNPTIA; ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; Maria Clara dos Santos Tavares, Universidade Federal de Lavras - UFLA.
Title: Eficiência do uso da água e características anatômicas de clones de Coffea canephora cultivados no Cerrado.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória, ES. Pesquisa, inovação e sustentabilidade dos cafés do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Café, 2019
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Efficiency of water use and anatomic characteristics of Coffea canephora clones cultivated in the Cerrado.
Keywords: Suspensão hídrica
Manejo de irrigação
Conilon
Water suspension
Description: O cultivo do cafeeiro em regiões como o Cerrado é possível devido ao manejo de irrigação com suspensão hídrica no período de pré-florescimento, visando a uniformização da florada e consequentemente safras mais uniformes e com qualidade. Objetivou-se analisar a eficiência do uso da água e características anatômicas em clones de Coffea canephora em condições irrigadas no Cerrado. O experimento foi conduzido na região do Cerrado do Planalto Central para a avaliação de sete clones de C. canephora (1, 3, 7, 8, 11, 12 e 13), no ano de 2016. As plantas passaram por um período de suspensão da irrigação de 56 dias, para a uniformização da florada; e as avaliações foram realizadas antes do período de suspensão da irrigação (APSI), no final do período de suspensão da irrigação (FPSI), dois dias após o retorno da irrigação (2dARI) e três meses após o retorno da irrigação (3mARI). Foram avaliadas a eficiência do uso da água (EUA - μmol CO2 mmol-1 H2O), potencial hídrico foliar (ᴪw - MPa), espessura da cutícula (Cut - μm) e relação entre o diâmetro polar e equatorial de estômato (DP/DE). Dentre os clones avaliados, 3 e 8 mostraram-se como potenciais para se adaptar às mudanças impostas pela variação na disponibilidade hídrica, mantendo um bom potencial hídrico no período de estresse, com maior EUA após o retorno da irrigação, possivelmente pela maior relação entre o diâmetro polar e equatorial de estômato. O clone 1 apresentou a maior variação na EUA entre os períodos avaliados, menor potencial hídrico no final do período de suspensão da irrigação, porém maior espessura de cutícula, o que possivelmente permitiu que esse clone se destacasse no agrupamento de médias superior em EUA, em todos os períodos. Os clones 1, 3 e 8 apresentaram características que indicam adaptação ao sistema de manejo hídrico com suspensão da irrigação. Conclui-se que a eficiência do uso da água, bem como as características anatômicas espessura de cutícula e relação diâmetro polar e equatorial dos estômatos são potenciais variáveis de serem utilizadas para verificar como os clones de Coffea canephora se comportam em sistema de irrigação utilizado no Cerrado.
Thesagro: Fisiologia
Anatomia
NAL Thesaurus: Irrigation management
Physiology
Data Created: 2019-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eficienciadousodaaguaecaracteristicasantomicas.pdf282,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace