Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114241
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATOS, N. M. S. de
PEREIRA, F. A. C.
MENDES, A. N. G.
CARVALHO, M. A. de F.
RODRIGUES, G. C.
VEIGA, A. D.
MARRACCINI, P.
BARTHOLO, G. F.
Additional Information: Nagla Maria Sampaio de Matos, Universidade Federal de Lavras - UFLA/Departamento de Agricultura; Fernanda Aparecida Castro Pereira, Universidade Federal de Lavras - UFLA; Antônio Nazareno Guimarães Mendes, Universidade Federal de Lavras - UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, CNPTIA; ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; Pierre Marraccini, CIRAD / UMR AGAP; Gabriel Ferreira Bartholo, Colaborador da Embrapa Café.
Title: Comportamento estomático de Coffea canephora em condições de Cerrado.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória, ES. Pesquisa, inovação e sustentabilidade dos cafés do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Café, 2019
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Stomatal behavior of Coffea canephora in conditions of Cerrado.
Keywords: Condutância estomática
Suspensão hídrica
Genótipo de café
Hydric suspension
Coffee genotypes
Description: Objetivou-se com o presente estudo, analisar o comportamento estomático ao longo do dia de genótipos de Coffea canephora após o período de suspensão hídrica imposto no sistema de irrigação do Cerrado. Avaliou-se no ano de 2017 genótipos existentes no Banco Ativo de Germoplasma localizado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados), Planaltina-DF. Foram utilizados seis genótipos da espécie Coffea canephora, sendo 4 indivíduos selecionados de uma população de melhoramento da Embrapa Cerrados (8, 114, 30 e 125) e dois clones com características contrastantes de tolerância à seca (14 ? tolerante e 22 - sensível) (FERRÃO et al., 1999). O plantio foi realizado em linhas, por material, utilizando um espaçamento de 3,7 x 1,0 m em sistema irrigado por pivô central, com manejo de suspensão da irrigação durante a estação seca, para sincronizar o desenvolvimento dos botões florais garantindo alta produtividade e qualidade do café. A irrigação foi suspensa por um período de 64 dias (26 de junho a 28 de agosto). A avaliação da condutância estomática foliar (CE-?mol m-2s-1) foi realizada utilizando-se o porômetro (SC-1, Decagon Devises), na face abaxial das folhas, em diferentes horários de avaliação ao longo do dia (8:30, 10:30, 12:30, 14:30 e 16:30). O potencial hídrico ?w (MPa) foliar, foi medido no período antemanhã, com uma bomba de pressão tipo Scholander (PMS Instruments Plant Moisture - Modelo 1000). As medições foram realizadas no final do período de suspensão hídrica. Os menores valores médios de potencial hídrico apresentado pelos genótipos 30 e 22, podem indicar que os mesmos, acionaram um mecanismo de defesa de fechamento estomático para reduzir a perda de água durante esse período de estresse, mantendo os menores valores de condutância estomática ao longo do dia quando comparado aos demais. Já os maiores valores de condutância estomática observados nos genótipos 8, 14, 114, e 125 estão possivelmente associados aos maiores valores médios de potencial hídrico foliar quando comparado ao 22 e 30. Conclui-se com o presente estudo que a condutância estomática do primeiro horário da manhã está associada ao potencial hídrico foliar dos genótipos avaliados. As oscilações de condutância estomática observadas ao longo do dia são possivelmente associadas ao efeito do potencial hídrico aliado às variáveis climáticas. Diferentes estratégias de adaptação ao déficit hídrico imposto são observadas devido à variabilidade genética dos materiais avaliados.
Thesagro: Potencial Hídrico
NAL Thesaurus: Stomatal conductance
Water potential
Data Created: 2019-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComportamentoestomaticodeCoffeacanephora.pdf195,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace