Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114269
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Suínos e Aves - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: RITTERBUSCH, G. A.
ESTEVES, P. A.
TREVISOL, I. M.
OKINO, C. H.
JAENISCH, F. R. F.
MORES, M. A. Z.
CARON, L.
SILVA, A. D.
FINGER, P. F.
HUBNER, S. O.
Additional Information: GISELI APARECIDA RITTERBUSCH, UFPel; PAULO AUGUSTO ESTEVES, CNPSA; IARA MARIA TREVISOL, CNPSA; CINTIA HIROMI OKINO, CPPSE; FATIMA REGINA FERREIRA JAENISCH, CNPSA; MARCOS ANTONIO ZANELLA MORES, CNPSA; LUIZINHO CARON, CNPSA; ALESSANDRA D. SILVA, CNPq; PAULA FONSECA FINGER, UFPel; SILVIA O. HÜBNER, UFPel.
Title: Construction and characterization of a recombinant vaccine encoding the nucleocapsid protein gene of avian infectious bronchitis virus.
Publisher: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 71, n. 4, p. 1428-1432, 2019.
Language: pt_BR
Keywords: Nucleoproteína
Description: A vacinação é a forma mais utilizada para prevenir a bronquite infecciosa causada pelo vírus da bronquite infecciosa das galinhas (IBV). Contudo, as vacinas convencionais são incapazes de diferenciar aves infectadas de vacinadas. No presente trabalho foi construído, caracterizado, e avaliado como candidato vacinal, um adenovírus recombinante expressando o gene N do IBV. O gene N foi clonado em um adenovírus humano tipo 5 defectivo e transfectado para as células HEK-293A para gerar rAd5_N. Após o vetor ser obtido como esperado e a confirmação da expressão da proteína N em HEK-293ª, foi realizada inoculação pela via oculo-nasal na dose de 107 TCID50/0,1mL para imunização de galinhas livres de patógenos específicos (SPF). A resposta imunológica do Ad5_N e a proteção contra o desafio ao IBV foram avaliadas e comparadas com uma vacina viva comercial. Não foram detectados anticorpos anti-IBV em aves vacinadas com o Ad5_N. A vacina comercial induziu anticorpos detectáveis a partir do 7º dia pós-vacinal. Em aves vacinadas com o Ad5_N não houve aumento na expressão de IFNγ. Neste estudo, o rAd5_N obtido não conferiu proteção contra desafio com IBV-M41. Os resultados indicam a necessidade de avaliar adenovírus recombinantes expressando outros genes do IBV
Thesagro: Bronquite
Adenovírus
Imunização
Vacinação
NAL Thesaurus: Adenoviridae
Infectious bronchitis
Nucleocapsid proteins
Immune response
Vaccination
Data Created: 2019-11-13
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ritterbusch2019.pdf713,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace