Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1115081
Title: Caracterização dos órgãos florais reprodutores masculinos de estruturas de frutificação de macieiras no semiárido brasileiro.
Authors: LOPES, P. R. C.
OLIVEIRA, I. V. de M.
SANTOS, J. S. dos
ALBANO, F. G.
SILVA-MATOS, R. R. S. da
Affiliation: PAULO ROBERTO COELHO LOPES, CPATSA; INEZ VILAR DE MORAIS OLIVEIRA, VSF - Biotecnologia e Diagnose Vegetal - Petrolina-PE; JACQUELINE SOUZA DOS SANTOS, UPE; FRANCISCA GISLENE ALBANO, UFC; RAISSA RACHEL SALUSTRIANO DA SILVA-MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.
Date Issued: 2019
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 26., 2019, Juazeiro, BA/Petrolina, PE. Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades - anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBF, 2019.
Pages: p. 127-130.
Description: O trabalho foi conduzido de julho de 2015 a dezembro de 2016 em um pomar experimental de macieiras na Fazenda Sereníssima, localizada no município de Lagoa Grande-PE, nas coordenadas geográficas 09°21? de latitude Sul, 40°34? de longitude oeste, na altitude média de 375 m, no Submédio do Vale do São Francisco. O clima da região é classificado, segundo Köppen, como semiárido quente e seco (Bswh). Foi adotado delineamento em blocos casualisados, com 5 repetições, em arranjo fatorial 3x3, de 3 cultivares (Julieta, Princesa e Eva) e gemas de 3 diferentes estruturas [gema axilar de brindila (GAB), gema terminal de brindila (GTB) e gema de esporão (GE)]. O pomar é formado por plantas enxertadas sobre porta-enxerto de ?Maruba?, com interenxerto?M-9?. Em espaçamento de 4,0 m entre fileiras e 1,25 m entre plantas, totalizando 2000 plantas ha-1, conduzidas no suporte tipo ?Espaldeira? fixadas em fios para condução no sistema de líder central. Para cada uma das 5 repetições, foram coletas 20 flores de cada estrutura (em 2 plantas), acondicionadas em caixas térmicas e encaminhadas ao laboratório, onde foram emasculadas. As variáveis estudadas foram: número médio de anteras por flor de diferentes estruturas de frutificação das macieiras; comprimento médio (mm) do filete de flores (com uma régua de escala milimétrica). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, pelo Teste ?F?, para diagnóstico de efeitos significativos entre os diferentes tratamentos e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade através Software Assistat.
Thesagro: Maçã
Biologia Vegetal
Reprodução Vegetal
Frutificação
NAL Thesaurus: Apples
Plant biology
Keywords: Biologia floral
Macieira
Language: pt_BR
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARACTERIZACAODOSORGAOSFLORAISREPRODUTORESMASCULINOS2019.pdf365,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace