Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1115160
Título: Diferentes sistemas de condução podendo alterar o comportamento ecofisiológico em BRS Cora cultivada no Vale do Submédio São Francisco.
Autoria: CHAVES, A. R. de M.
LEAO, P. C. de S.
AIDAR, S. de T.
SANTOS, L. M.
FERREIRA, P. P. B.
Afiliação: AGNALDO RODRIGUES DE MELO CHAVES, CPATSA; PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; SAULO DE TARSO AIDAR, CPATSA; LUCIANA MARTINS SANTOS; PEDRO PAULO BESERRA FERREIRA.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 26., 2019, Juazeiro, BA/Petrolina, PE. Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades - anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBF, 2019.
Páginas: p. 363-366.
Conteúdo: Tendo em vista a demanda pelos produtores de uva de suco para redução no custo de mão-de obra na produção, há necessidade de pesquisas com diferentes sistemas de condução, uma vez que cada um pode permitir certas atividades na área, tais como a mecanização parcial ou total, o que tornaria mais fácil as operações manuais, como poda, aplicação de defensivos e colheita. Os sistemas de condução utilizados proporcionam uma maior ou menor exposição da superfície foliar à radiação, podendo favorecer maior ou menor perda de água, a qual em algumas situações pode fazer com que as plantas apresentem sintomas de déficit hídrico (MOUTINHO-PEREIRA 2000). Essa condição pode promover redução na assimilação líquida de CO2, uma vez que pode ocorrer o fechamento dos estômatos em resposta ao aumento do gradiente de pressão de vapor de água entre a folha e o ar, o qual é promovido pela maior ou menor exposição das folhas à radiação solar (KLIEWER et al. 2000). A limitação à entrada de CO2 ocorre porque ocorre fechamento dos estômatos para evitar a perda excessiva de água para a atmosfera, mas com isso reduz a entrada do substrato fundamental para a síntese de fotoassimilados nas células do mesofilo, alterando assim a capacidade de produção das plantas (MOUTINHO-PEREIRA 2000). Como a videira apresenta hábito trepador por ser uma planta sarmentosa, há necessidade de se ter um sistema de condução que suporte sua estrutura e lhe garanta melhor exposição das folhas à radiação com melhor eficiência no seu uso pelas plantas (NOBERTO et al. 2009; SMART 1985). Em uvas de suco existem poucos estudos ecofisiológicos com o uso de diferentes sistemas de condução no Submédio São Francisco. Assim, este trabalho teve como objetivo caracterizar o comportamento ecofisiológico em ?BRS Cora? cultivada em três sistemas de condução.
Thesagro: Uva
Variedade
Fisiologia
Sistema de Cultivo
NAL Thesaurus: Grapes
Ecophysiology
Palavras-chave: BRS Cora
Comportamento ecofisiológico
Sistema de condução
Videira
Vale do São Francisco
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diferentessistemasdeconducao.pdf577,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace