Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116581
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROSA, J. S.
SILVA, R. B. da
CARNEIRO, M. P.
SILVA, F. A. M.
PACKER, A. P.
Additional Information: JESSICA SILVA ROSA, UNESP; REGINALDO BARBOZA DA SILGVA, UNESP; MARINA PEDROSO CARNEIRO, UNESP; FRANCISCA A MELO SILVA, UNESP; ANA PAULA CONTADOR PACKER, CNPMA.
Title: Alteração do fluxo diário médio de GEE em função da aplicação de ureia em áreas de proteção permanente.
Publisher: In: ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2018, Ilha Solteira, SP. Solos e suas relações com sistemas de produção agropecuários: anais. São Paulo: Unesp, 2018.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: APP
Mata Atlântica
Área de protção permanente
Adubo nitrogenado.
Description: Resumo: O setor agrícola contribui com uma parcela significativa de emissão dos gases de efeito estufa (GEE), sendo a adubação nitrogenada apontada como uma das principais fontes poluidoras. Objetivou-se com este trabalho, quantificar a emissão e o impacto de GEE em decorrência do uso da ureia em sistemas de produção agropecuários, irregularmente desenvolvidos em áreas de proteção permanente (APP). A pesquisa foi conduzida em faixas de proteção marginal (0 a 30 e 50 a 100 metros) de áreas sob cultivo de bananeiras, pastagem natural e mata nativa, todas localizadas ao longo do Rio Ribeira de Iguape, no município de Registro/SP. A quantificação das trocas gasosas foi feita pelo método da câmara fechada, em tempos pré-determinados. Os GEE (CO2, N2O e CH4) foram analisados por cromatografia gasosa. Os cálculos de adubação foram realizados de acordo com o IAC (1997). Os resultados, nas condições em que foram conduzidos o experimento, permitiram concluir que: a) aplicação de ureia em Cambissolo Háplico sob distintos sistemas agropecuários em APP do Rio Ribeira de Iguape, altera o fluxo o diário médio de C-CO2, N-N2O e C-CH4, sendo esta alteração função do tipo de uso e largura da faixa marginal de proteção e b) os maiores fluxos de CO2 e N2O ocorrem em área sob pastagem natural e CH4, na área sob cultivo de bananeiras.
Thesagro: Efeito estufa
Ureia.
NAL Thesaurus: Greenhouse gas emissions
Urea fertilizers
Conservation areas
Data Created: 2019-12-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PackerAlteracaoFluxo2019.pdf427,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace