Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116731
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VEIGA, A. D.
RODRIGUES, G. C.
ROCHA, O. C.
BARTHOLO, G. F.
GUERRA, A. F.
SILVA, T. P. da
Additional Information: ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, CNPTIA; OMAR CRUZ ROCHA, CNPCa; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, Colaborador CNPCa; ANTONIO FERNANDO GUERRA, CNPCa; THIAGO PAULO DA SILVA, Bolsista Consórcio Pesquisa Café, Embrapa Cerrados.
Title: Cultivares de café Arábica em diferentes regimes hídricos no Cerrado central.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória, ES. Pesquisa, inovação e sustentabilidade dos cafés do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Café, 2019.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Arabica coffee cultivars in different water regimes in the central Cerrado region.
Keywords: Café arábica
Adaptabilidade
Estresse hídrico controlado
Adaptability
Controlled water stress
Description: Com o desenvolvimento de novas cultivares, em sua grande maioria adaptadas ao sistema de cultivo em sequeiro, em condições edafocilmáticas específicas, torna se necessário o estudo do desempenho fenotípico desses cultivares sob sistema de cultivo irrigado, bem como adaptabilidade ao uso de suspensão da irrigação visando uniformização da florada e maior produção de cafés no estádio cereja. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características de produtividade dos graõs e caracteres pós colheita de cultivares de café arábica, conduzidas em diferentes regimes hídricos, nas condições de cerrado central. O trabalho foi realizado na Embrapa Cerrados, Planaltina DF, com altitude média de 1.000 m. Os ensaios foram instalados no mês de dezembro de 2007, em uma área de 8 ha irrigada por pivô central e outra adjacente de 2 ha sem uso de irrigação. Os tratamentos diferenciaram na quantidade de dias sem uso da irrigação e o potencial hídrico alcançado pelas plantas até o momento do retorno. Maiores produtividades e percentagem de frutos cereja são observados no regime hídrico com uso de estresse hídrico controlado por cerca de 70 dias, até as folhas atingirem potencial hídrico próximo de 2,3 MPa. A cultivar Obatã IAC 1669 20 apresenta altos valores de produtividade em condições irrigadas.
Thesagro: Produtividade
Coffea Arábica
NAL Thesaurus: Yields
Water stress
Data Created: 2019-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANOArabiccoffeecultivars.pdf729,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace