Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116838
Título: Influência do uso e ocupação da terra no ciclo hidrológico no Município de Viçosa - MG.
Autor: FONSECA, H. P.
LACERDA, H. C.
FERREIRA, W. P. M.
GARCIA, Y. M.
FARIA, A. L. L. de
SOARE, W. O.
Afiliación: Humberto Paiva Fonseca, Universidade Federal de Viçosa – UFV/Departamento de Engenharia Agrícola
Heitor Carvalho Lacerda, Universidade Federal de Viçosa - UFV/Departamento de Geografia
WILLIAMS PINTO MARQUES FERREIRA, CNPCa
Yara Maris Garcia, Universidade Federal de Viçosa - UFV/Departamento de Geografia
André Luiz Lopes de Faria, Universidade Federal de Viçosa - UFV/Departamento de Geografia
Wesley Oliveira Soares, Universidade Federal de Viçosa – UFV/Departamento de Geografia.
Año: 2019
Referencia: In: Congresso Nacional do Meio Ambiente Justiça social e sustentabilidade medianizado pela economia verde, 16., 2019, Anais... Poços de Caldas -MG.
Descripción: O ciclo hidrológico é um dos processos biogeoquímicos mais afetados pela ação antrópica. Objetivou-se com esse trabalho analisar a influência do uso e ocupação da terra nas etapas de infiltração e escoamento superficial do ciclo hidrológico no município de Viçosa ? Minas Gerais. O mapa de uso e ocupação foi gerado com a partir de imagens ópticas do sensor Multispectral Instrument (MSI) acoplado na constelação de satélites Sentinel-2, considerando, a partir da classificação supervisionada de máxima verossimilhança, quatro classes de uso e ocupação da terra, que são: ?área florestal/agricultura?, ?pastagem?, ?solo exposto? e ?área construída?. Para validação da acurácia da classificação foi utilizada a estatística do coeficiente Kappa e o Índice de Exatidão Global. Considerando, sobretudo, a grande área de ?pastagem? (66%), é possível afirmar que o uso e ocupação da terra local, considerando as classes analisadas, possibilita maior potencial para o escoamento superficial que infiltração da água no solo.
Thesagro: Recurso Natural
Infiltração
Escoamento
Palabras clave: Ação antrópica
Ocupação da terra
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Influenciadousoeocupacaodaterra.pdf450.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace