Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116961
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGUIMARÃES, M. G.
dc.contributor.authorCLEMENTE, E. de P.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, P. C.
dc.contributor.authorDONAGEMMA, G. K.
dc.contributor.authorTAVARES, S. R. de L.
dc.contributor.authorPONTES, M. F. A.
dc.contributor.authorRODRIGUES, N. F.
dc.contributor.authorSTRALIOTTO, R.
dc.date.accessioned2020-12-03T09:01:06Z-
dc.date.available2020-12-03T09:01:06Z-
dc.date.created2019-12-16
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO ANUAL DA ABM, 74., 2019, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, 2019. p. 1686-1693.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116961-
dc.descriptionA escória de siderurgia, considerada um passivo ambiental, apresenta-se como uma alternativa viável ao uso do calcário, uma vez que possui compostos neutralizantes da acidez do solo (CaSiO3/MgSiO3) e elementos químicos importantes para a nutrição das plantas. Por outro lado, normalmente grande parte dos pecuaristas não faz correção do solo e nem adubação para as pastagens. Além disso, trabalhos com fertilizantes obtidos de escória para gramíneas no Brasil ainda são escassos, sobretudo para a região de mar de morros da zona da mata de Minas Gerais. Ainda, o uso destas escórias pode ajudar no aprofundamento das raízes e dessa forma levar as pastagens a terem maior tolerância a seca. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de diferentes fontes (Calcário e Agrosilício Plus), doses (0,25 - 0,50 - 1,0 - 1,5 vezes a dose recomendada) e forma de aplicação do corretivo (incorporado e superfície) sobre a gramínea forrageira Panicum maximum 'BRS Zuri'. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, usando um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico textura argilosa coletado em Coronel Pacheco, MG. O solo foi coletado na camada de 0-20 cm, destorroado, seco ao ar e passado em peneira de 2,00 mm. O experimento foi realizado em vasos plásticos, com 5 kg de solo, durante 45 dias. O uso do Agrosilício Plus foi eficiente no fornecimento de macronutrientes N, P, K+, Na+, Ca2+, Mg2+ e S para a cultura. Os teores de Ca2+ e Mg2+ aumentaram gradativamente com as doses aplicadas. O Corretivo elevou o valor do pH e levou as concentrações de alumínio a zero. Além disso, o corretivo silicatado elevou no tecido foliar o teor de Mg+2 em relação aos tratamentos com calcário. O Agrosilício Plus apresentou resultados semelhantes ao calcário na nutrição do P. maximum, indicando que ele pode substituir calcário na correção do solo e no fornecimento de cálcio e magnésio.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAcúmulo de nutrientes em Panicum maximum 'BRS Zuri' em resposta à aplicação de fertilizante e corretivo obtidos de escória de siderurgia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroFertilidade do Solo
dc.subject.thesagroCorretivo
dc.subject.thesagroAcidez
dc.subject.nalthesaurusSoil
dc.subject.nalthesaurusSoil fertility
dc.subject.nalthesaurusAcidity
riaa.ainfo.id1116961
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-02
dc.identifier.doi10.5151/2594-5327-33487
dc.contributor.institutionMARIANA GUEDES GUIMARÃES, UFF; ELIANE DE PAULA CLEMENTE ALMEIDA, CNPS; PAULO CESAR TEIXEIRA, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; MARIA FERNANDA ALVARENGA PONTES, UFF; NATÁLIA FERNANDES RODRIGUES, UFF; ROSANGELA STRALIOTTO, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Acumulo-de-nutrientes-em-Panicum-maximum-BRS-Zuri-2019.pdf317.58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace