Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUIMARÃES, M. G.
dc.contributor.authorCLEMENTE, E. de P.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, P. C.
dc.contributor.authorDONAGEMMA, G. K.
dc.contributor.authorTAVARES, S. R. de L.
dc.contributor.authorPONTES, M. F. A.
dc.contributor.authorRODRIGUES, N. F.
dc.contributor.authorSTRALIOTTO, R.
dc.date.accessioned2020-12-03T09:01:06Z-
dc.date.available2020-12-03T09:01:06Z-
dc.date.created2019-12-16
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO ANUAL DA ABM, 74., 2019, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, 2019. p. 1686-1693.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116961-
dc.descriptionA escória de siderurgia, considerada um passivo ambiental, apresenta-se como uma alternativa viável ao uso do calcário, uma vez que possui compostos neutralizantes da acidez do solo (CaSiO3/MgSiO3) e elementos químicos importantes para a nutrição das plantas. Por outro lado, normalmente grande parte dos pecuaristas não faz correção do solo e nem adubação para as pastagens. Além disso, trabalhos com fertilizantes obtidos de escória para gramíneas no Brasil ainda são escassos, sobretudo para a região de mar de morros da zona da mata de Minas Gerais. Ainda, o uso destas escórias pode ajudar no aprofundamento das raízes e dessa forma levar as pastagens a terem maior tolerância a seca. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de diferentes fontes (Calcário e Agrosilício Plus), doses (0,25 - 0,50 - 1,0 - 1,5 vezes a dose recomendada) e forma de aplicação do corretivo (incorporado e superfície) sobre a gramínea forrageira Panicum maximum 'BRS Zuri'. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, usando um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico textura argilosa coletado em Coronel Pacheco, MG. O solo foi coletado na camada de 0-20 cm, destorroado, seco ao ar e passado em peneira de 2,00 mm. O experimento foi realizado em vasos plásticos, com 5 kg de solo, durante 45 dias. O uso do Agrosilício Plus foi eficiente no fornecimento de macronutrientes N, P, K+, Na+, Ca2+, Mg2+ e S para a cultura. Os teores de Ca2+ e Mg2+ aumentaram gradativamente com as doses aplicadas. O Corretivo elevou o valor do pH e levou as concentrações de alumínio a zero. Além disso, o corretivo silicatado elevou no tecido foliar o teor de Mg+2 em relação aos tratamentos com calcário. O Agrosilício Plus apresentou resultados semelhantes ao calcário na nutrição do P. maximum, indicando que ele pode substituir calcário na correção do solo e no fornecimento de cálcio e magnésio.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAcúmulo de nutrientes em Panicum maximum 'BRS Zuri' em resposta à aplicação de fertilizante e corretivo obtidos de escória de siderurgia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroFertilidade do Solo
dc.subject.thesagroCorretivo
dc.subject.thesagroAcidez
dc.subject.nalthesaurusSoil
dc.subject.nalthesaurusSoil fertility
dc.subject.nalthesaurusAcidity
riaa.ainfo.id1116961
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-02
dc.identifier.doi10.5151/2594-5327-33487
dc.contributor.institutionMARIANA GUEDES GUIMARÃES, UFF; ELIANE DE PAULA CLEMENTE ALMEIDA, CNPS; PAULO CESAR TEIXEIRA, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; MARIA FERNANDA ALVARENGA PONTES, UFF; NATÁLIA FERNANDES RODRIGUES, UFF; ROSANGELA STRALIOTTO, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acumulo-de-nutrientes-em-Panicum-maximum-BRS-Zuri-2019.pdf317.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace