Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1117407
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: NUNES, M. E. T.
ALVES, P. R. L.
SEGAT, J. C.
CARDOSO, E. J. B. N.
EGLER, S. G.
CESAR, R. G.
COLONESE, J. P.
PASINI, A.
BROWN, G. G.
NIVA, C. C.
SOUSA, J. P.
RÖMBKE, J.
NIEMEYER, J. C.
CANTELLI, K. B.
BUCH, A. C.
Additional Information: Maria Edna Tenório Nunes, NEEA/CRHEA/ EESC, USP; Paulo Roger Lopes Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul; Julia Corá Segat, UFSC; Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, ESALQ; Silvia Gonçalves Egler, Centro de Tecnologia Mineral; Ricardo Gonçalves Cesar, UFRJ; Juan Pereira Colonese, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; Amarildo Pasini, UEL; GEORGE GARDNER BROWN, CNPF; CINTIA CARLA NIVA, CPAC; José Paulo Sousa, Universidade de Coimbra; Jörg Römbke, ECT Oekotoxikologie; Julia Carina Niemeyer, UFSC; Katy Boniza Cantelli, Bióloga, mestre em Ciência do Solo; Andressa Cristhy Buch, Pós-doutoranda na Universidade Federal Fluminense.
Title: Ensaios de letalidade.
Publisher: In: NIVA, C. C.; BROWN, G. G. (Ed.). Ecotoxicologia terrestre: métodos e aplicações dos ensaios com oligoquetas. Brasília, DF: Embrapa, 2019. Cap. 11, p. 167-181.
Language: pt_BR
Keywords: Ensaios de ecotoxicidade aguda
Description: O ensaio de ecotoxicidade aguda (letalidade) preconiza manter indivíduos adultos (com clitelo e peso característico da espécie adulta) confinados em amostras de solo natural contaminado ou em material de solo ou substrato tratados com concentrações conhecidas da substância-teste (denominados solos- -teste), por um período de 14 dias, após o qual a mortalidade dos organismos expostos é determinada. Além disso, podem ser avaliadas alterações no peso corporal, morfológicas e comportamentais nos organismos expostos. Os resultados obtidos com a exposição aos solos-teste são comparados com os obtidos em solo-controle (não contaminado) e utilizados para estimar a concentração que causa entre 10% e 90% (CLx, 14 dias) de mortalidade dos organismos expostos, bem como a maior concentração de efeito não observado (CENO) e a menor concentração de efeito observado (CEO). O ensaio é conduzido em duas etapas: uma preliminar, na qual a exposição e a avaliação da mortalidade podem ser feitas aos sete dias de contato dos organismos com o solo-teste, e que fornece uma indicação aproximada das concentrações responsáveis pela mortalidade total e pela ausência de mortalidade. Esta etapa serve para determinar o intervalo de concentrações a serem utilizadas no ensaio definitivo. A segunda etapa determina as concentrações que causam entre 10% e 90% de mortalidade, e produz o resultado definitivo.
Data Created: 2019-12-20
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MognoAfricanocapitulo11.pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace