Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118411
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, M. P. da
dc.contributor.authorDIAS, R. M.
dc.contributor.authorSOUZA, E. Y. B.
dc.contributor.authorDELFINO, G. de O. A.
dc.contributor.authorMUNIZ, E. N.
dc.contributor.authorSANTOS, R. D. dos
dc.contributor.authorSOUZA, S. F. de
dc.contributor.authorRANGEL, J. H. de A.
dc.date.accessioned2025-07-07T19:48:00Z-
dc.date.available2025-07-07T19:48:00Z-
dc.date.created2020-01-09
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 9., 2019, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Brasília, DF: Embrapa, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118411-
dc.descriptionO trabalho teve como objetivo a caracterização morfo-agronômica de 15 acessos de Jureminha (Desmanthus Virgatus). O experimento foi realizado em vasos no telado da sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Aracaju. Os acessos foram distribuídos em três blocos com três plantas (vasos) por bloco. Foram avaliados caracteres de crescimento, de folhas e de produção. Como visualmente foram observadas diferenças morfológicas entre plantas de um mesmo acesso, tanto inter quanto intra blocos, cada planta foi considerada como uma unidade experimental. Procedeu-se uma análise estatística multivariada onde a análise de componentes principais baseou-se numa matriz de correlação que foi calculada utilizando uma entrada de médias ajustadas. Para o procedimento de agrupamento hierárquico foram selecionadas 11 variáveis por meio de análises de variáveis canônicas. Pelo dendrograma de similaridade observou-se que as plantas foram separadas em sete grupos, sendo que as plantas 65 e 48 não formaram grupos com as demais. As variáveis com maior influência no primeiro componente foram: comprimento da raqui, número de pinas e número de folíolos, infere-se ainda que o grupo composto pelas plantas 14, 38 e 49, pode além da influência dos citados parâmetros ter sido também influenciado pelas variáveis de produção de biomassa (verde e seca) no primeiro corte.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDiversidade genética
dc.subjectLeguminosa nativa
dc.titleCaracterização morfoagronômica de acessos de Desmanthus virgatus nas condições ambientais dos Tabuleiros Costeiros de Sergipe.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroBanco de Germoplasma
dc.subject.thesagroGermoplasma
dc.subject.nalthesaurusPastures
dc.format.extent2p. 17.
riaa.ainfo.id1118411
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-07
dc.contributor.institutionMICHELE PEREIRA DA SILVA; ROSIANE MENEZES DIAS; ERICK YANOMAMI BARROS SOUZA; GUILHERME DE OLIVEIRA ARGOLO DELFINO; EVANDRO NEVES MUNIZ, CPATC; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA; SAMUEL FIGUEIREDO DE SOUZA, CPATC; JOSE HENRIQUE DE ALBUQUERQUE RANGEL, CPATC.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace