Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118936
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRAMOS, N. de A.
dc.date.accessioned2024-11-07T14:53:27Z-
dc.date.available2024-11-07T14:53:27Z-
dc.date.created2020-01-17
dc.date.issued2019
dc.identifier.citation2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118936-
dc.descriptionO crescimento e desenvolvimento das plantas requer a presença de nutrientes em quantidades adequadas. Os fertilizantes nitrogenados vêm sendo bastante utilizados para o fornecimento de uma nutrição apropriada às plantas. Entretanto, a aplicação em larga escala de fertilizantes nitrogenados causa impactos ambientais por aumentar a probabilidade de contaminação das águas subterrâneas, a emissão de gases de efeito estufa e representa desperdício de recursos financeiros. O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica da umidade e a lixiviação de nitrato num cafezal em Latossolo Vermelho Amarelo. Foram obtidos dados de caracterização do solo, práticas de cultivo e dados microclimáticos num cafezal cultivado com café Arábica Catuaí situado em Santo Antônio do Jardim, São Paulo. A partir de amostras de solo foram obtidos dados que descrevem às característica fisico-hidricas que afetam a dinâmica de água e de solutos no solo. Os parâmetros de transporte e as condições de contorno foram inseridos no modelo HYDRUS 1D para a parametrização do modelo para predição do fluxo da água e fluxo de nitrato. O desempenho do modelo foi avaliado com base na análise dos resíduos e do erro médio quadrático. A simulação no modo direto não apresentou um bom ajuste para a retenção de água e os desvios se apresentavam enviesados. Com o uso de dados de umidade volumétrica obtidos no campo e uso de rotinas de simulação inversa, se conseguiu uma boa predição da umidade volumétrica da água indicado pelos baixos valores de erro quadrado médio (0,04) e resíduos sem tendências. Foi feita uma simulação da movimentação da pluma de nitrato após a aplicação do fertilizante. Foi estimada uma concentração de nitrato de 5,1 mg/cm3 na profundidade de 110 cm no fim de 92 dias. O fluxo total de nitrato lixiviado em 92 dias foi estimado em 131,8 mg/cm2 (28% de lixiviação). O software HYDRUS 1D foi eficiente para simulações da umidade volumétrica do solo em Latossolo Vermelho Amarelo e o modelo de equilíbrio para o transporte de solutos no solo foi aparentemente eficiente para estimar o deslocamento de nitrato. O alto potencial de lixiviação apresentado indica que a aplicação de fertilizantes em cafezais neste solo com o clima desta região apresenta riscos ambientais devido à possibilidade de contaminação do lençol freático e riscos de perdas financeiras.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEngenharia ambiental
dc.subjectDinâmica de nitrato em solo
dc.subjectModelagem computacional
dc.subjectHYDRUS 1D
dc.titleEstudo de lixiviação de nitrato, por modelagem, num cafezal em Santo Antônio do Jardim - SP.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroPlanta
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.subject.thesagroPoluição do Solo
dc.subject.thesagroFertilizante Nitrogenado
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroLixiviação
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Orientador: Wenceslau Geraldes Teixeira, CNPS.
dc.format.extent270 f.
riaa.ainfo.id1118936
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-07
dc.contributor.institutionNATALIE DE ALCANTARA RAMOS BAIAO, CNPS.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertacao-Natalie-de-Alcantara-Ramos-Baiao-2019.pdf1.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace