Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGIUSTINA, C. D.
dc.contributor.authorCARNEVALLI, R. A.
dc.contributor.authorROMANO, M. R.
dc.date.accessioned2025-05-22T11:47:54Z-
dc.date.available2025-05-22T11:47:54Z-
dc.date.created2020-01-18
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118982-
dc.descriptionA possibilidade de integrar o componente animal e o florestal no mesmo espaço tem atraído interesse de produtores, principalmente no Centro-Oeste, onde a temperatura e radiação solar são fatores climáticos com alta disponibilidade durante todo o ano e precipitação concentrada em 6 meses do ano. Se por um lado a produção vegetal é beneficiada com a integração com árvores, por outro, a produção animal fica prejudicada, em função do stress térmico. Uma maneira de reduzir o estresse pelo calor tem sido aumentar a área sombreada disponível para os animais. Isso é possível por meio de sistemas silvipastoris, devido à combinação de árvores e pastagens na mesma área. Árvores frutíferas, além de produzirem sombra, também produzem frutos, que incrementam a renda da propriedade rural, pela obtenção de, no mínimo, mais um produto comercializável. Contudo, a fase de implantação desses sistemas é um dos momentos mais críticos, pois é necessário evitar a competição entre a muda de frutífera e as espécies já estabelecidas na área. Trabalhos sobre a interação entre os componentes vegetais, arbóreo e forrageiro em um sistema silvipastoril são escassos. Quando o componente arbóreo é uma frutífera, estes são praticamente inexistentes na literatura. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a interação entre espécies fruteiras e o tifton-85 (Cynodon spp.) em sistema silvipastoril, na fase de implantação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistemas integrados
dc.subjectSistema silvipastoril
dc.subjectIntegracao pecuaria-floresta
dc.subjectIpf
dc.subjectMato Grosso
dc.subjectSinop-MT
dc.titleSistemas Silvipastoris com frutíferas para recria de bezerras leiteiras: implantação e estabelecimento.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroSistema de Produção
dc.subject.thesagroÁrvore Frutífera
dc.subject.thesagroRecria
dc.subject.thesagroBezerro Leiteiro
dc.format.extent2p. 316-320.
riaa.ainfo.id1118982
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-22
dc.contributor.institutionCAROLINA DELLA GIUSTINA, UFRRJ, SEROPEDICA; ROBERTA APARECIDA CARNEVALLI MONTEIRO, CNPGL; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF.
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sistemas-Silvipastoris-com-frutiferas-para-recria-de-bezerras-leiteiras.pdf60.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace