Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119451
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RONCATTO, G.
ROMANO, M. R.
MARINI, J. V.
CARAVINA, S. M.
SOARES FILHO, W. dos S.
Additional Information: GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; JOSÉ VICTOR MARINI, UNOPAR; SANDRO MARCELO CARAVINA, Instituto Federal de Mato Grosso; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF.
Title: Caracterização vegetativa da limeira ácida ´tahiti cnpmf 02´ sobre 13 porta-enxertos no norte de Mato Grosso.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 26., 2019, Juazeiro, BA/Petrolina, PE. Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades - anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBF, 2019. p. 1203-1206.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Mato Grosso
Guaranta do Norte-MT
Description: A citricultura destaca-se por sua importância na fruticultura brasileira, sendo crescente a participação dos limões, especialmente da lima ácida ?Tahiti? [Citrus latifolia (Yu. Tanaka) Tanaka], que atingiram, conforme Censo Agropecuário de 2017, uma área colhida de 48.073 ha e uma produção de 1,3 milhão de toneladas (IBGE, 2017). Nesse contexto, o Estado de Mato Grosso contribui com 1,5% da área colhida e com menos de 0,25% da produção. Esses dados fazem de Mato Grosso um importador de limões para atender sua demanda de consumo, não diferindo da situação verificada em relação à maioria das frutas e hortaliças. Na cultura dos citros, a escolha da variedade porta-enxerto é tão ou mais importante que a da variedade copa no planejamento de um pomar (NEVES; JANK, 2010). O porta-enxerto exerce uma influência direta sobre as copas na adaptação a diferentes condições edafoclimáticas, na tolerância a enfermidades de diversas naturezas e nos níveis de produção e qualidade da fruta (BRAVO; GALLARDO, 1994). A citricultura brasileira, a partir da década de 1960 (CUNHA SOBRINHO et al., 2013), se estabeleceu sobre um único porta-enxerto, o limoeiro ?Cravo? (C. limonia Osbeck). Esse limoeiro confere várias características de grande interesse à planta cítrica, como tolerância à seca, início precoce de produção e alta produtividade de frutos, estes com qualidade regular, tolerância à tristeza-dos-citros e bom comportamento em solos arenosos (POMPEU JUNIOR et al., 2008). É, no entanto, suscetível à gomose-dos-citros (Phytophthora spp.), principalmente quando sob a copa de limeira ácida ?Tahiti?, circunstância esta limitante à expansão da citricultura no Mato Grosso. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes híbridos e variedades porta-enxerto nas características agronômicas do clone ?CNPMF-02? dessa limeira ácida, aos dois anos de idade no Município de Guarantã do Norte-MT.
Thesagro: Lima
Limão
Data Created: 2020-01-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019cpamtgivanildoroncattocaracterizacaovegetativalimeiraacidaportaenxertonortemt.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace