Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119454
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, F. da S.
Additional Information: FRANCIELE DA SILVA OLIVEIRA.
Title: Detecção da mutação kdr-his (knockdown resistance), associada à resistência a inseticidas piretroides, e prospecção de novos polimorfismos de vase única no gene dos canais de sódio de moscas-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans).
Publisher: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2019.
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Detection of kdr-his (knockdown resistance), associated with to pyrethroid insecticides, and prospecting for new single base polymorphisms on the sodium channel gene in stable flies (Stomoxys calcitrans) ORIENTADORA: Andréa Alves do Egito, pesquisadora do CNPGC, Matrícula: 257.064 ; CO-ORIENTADOR: Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Pesquisador do CNPGC, matrícula: 238.158
Keywords: Ectoparasito
Controle parasitário
Resistência a inseticida
SNP
Control measures
Description: A mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) atualmente é considerada um dos ectoparasitos de maior impacto econômico à pecuária brasileira, com aumento populacional associado à implantação de usinas sucroalcooleiras. Para que os prejuízos causados por essa mosca sejam reduzidos, são necessárias medidas de manejo sanitário associadas a um controle químico. Entretanto, o uso indiscriminado dos agentes químicos, principalmente os da classe piretroide, tem acarretado na seleção de indivíduos resistentes. A resistência aos piretroides pode estar associada a mutações do tipo kdr (knockdown resistance) no gene do canal de sódio sensível à voltagem (Vssc), as quais reduzem a sensibilidade do canal de sódio à ação dos inseticidas dessa classe. O presente estudo teve por objetivo avaliar a ocorrência e frequência da mutação kdr-his em diferentes populações e/ou regiões do Estado, visando contribuir para o manejo efetivo e controle desta praga. Amostras de mosca-dos-estábulos foram obtidas em duas colônias e duas populações silvestres. Avaliou-se 117 indivíduos, provenientes das amostras das colônias CNPGC-1 (n= 31) e Kerrville (suscetível)-USA (n= 20), e das populações de campo de Angélica-MS (n= 26) e Chapadão do Céu-GO (n= 40). A extração de DNA foi realizada de modo individual utilizando um protocolo inorgânico adaptado e a amplificação de um fragmento contendo 300 pb do gene Vssc foi realizada por PCR, com primers desenhados a partir da sequência de referência (HQ010283). Este fragmento foi sequenciado pelo método de terminação de cadeia utilizando dideoxinucleotídeos marcados com fluorocromos. Após alinhamento e edição, obteve-se um fragmento contendo 230 pb no qual foi possível confirmar em 23 indivíduos a existência da mutação c.103T>A, associada à resistência aos piretroides, sendo destes 83% heterozigotos e 17% homozigotos para a mutação kdr (AA). A frequência do alelo kdr-kis foi de 0,032, 0,308 e 0,300 para as populações da colônia CNPGC-1, Angélica e Chapadão do Sul, respectivamente. Testes de diferenciação baseados no índice FST demonstraram que a colônia CNPGC-1 é geneticamente diferente para o loco estudado, em relação às populações de campo, as quais não são estatisticamente distintas. Também foi possível nesse estudo, prospectar três novos SNPs cuja possível associação com a resistência aos piretroides deverá ser avaliada em estudos futuros.
NAL Thesaurus: Ectoparasites
Insecticide resistance
Data Created: 2020-01-28
Appears in Collections:Tese/dissertação (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deteccaodamutacaokdrhis.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace