Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119543
Título: Meio século da proibição da caça no Brasil: consequências de uma política inadequada de gestão de vida selvagem.
Autoria: TOMAS, W. M.
MAGNUSSON, W. E.
MOURAO, G. de M.
BERGALLO, H. G.
LINARES, S. F. T. P.
CRAWSHAW JUNIOR, P. G.
CAMPOS, Z. M. da S.
CAMILO, A. R.
VERDADE, L. M.
TORTATO, F. R.
PERES, C. A.
Afiliação: WALFRIDO MORAES TOMAS, CPAP; WILLIAM E. MAGNUSSON, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Biodiversidade, Manaus/AM, Brasil; GUILHERME DE MIRANDA MOURAO, CPAP; HELENA G. BERGALLO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; SIMONE FRAGA TENÓRIO P. LINARES, Instituto de Pesquisas Ecológicas, Nazaré Paulista/SP; PETER G. CRAWSHAW JUNIOR, Ecologia e Ação/ECOA; ZILCA MARIA DA SILVA CAMPOS, CPAP; ANDRÉ RESTEL CAMILO, Ecologia e Ação/ECOA; LUCIANO M. VERDADE, Universidade de São Paulo; FERNANDO RODRIGO TORTATO, Universidade Federal de Mato Grosso; CARLOS A. PERES, University of East Anglia.
Ano de publicação: 2018
Referência: Biodiversidade Brasileira, v. 8, n. 2, p. 75-81, 2018.
Conteúdo: A caça foi proibida no Brasil em 1967, pela lei que ficou conhecida como 'Lei de Proteção à Fauna'. Desde então, nenhuma política efetiva de gestão de fauna foi estabelecida no país. As consequências são graves, uma vez que a caça nunca foi plenamente controlada, e continua sendo comumente praticada em todas as regiões do Brasil. Além disso, o país falhou em educar a população para entender a fauna como recurso importante e valioso, e também em proporcionar seu uso sustentável. As universidades nunca estabeleceram um currículo acadêmico de gestores de fauna capacitados a manejar populações, já que, com a proibição, esse perfil profissional nunca foi considerado uma demanda relevante. O resultado é que a lista de espécies ameaçadas de extinção aumenta a cada nova versão, sendo a caça ilegal uma das principais causas desse processo. O maior país tropical do mundo carece da implantação de uma política abrangente e moderna de gestão de fauna e que seja governada por decisões de cunho técnico-científico e estratégico, ao invés da lógica 'tudo é proibido', que prevalece até hoje. Os objetivos deste artigo de opinião são estimular uma reflexão sobre a situação da caça no Brasil e apontar a necessidade de um sistema de gestão de fauna mais efetivo.
Thesagro: Caçada
Fauna Silvestre
NAL Thesaurus: Wild animals
Wildlife management
Notas: Na publicação: Guilherme Mourão; Zilca Campos. Artigo de opinião.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MeioSeculoproibicao2018.pdf134,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace