Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119792
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OKADA, A. S.
MENEZES JUNIOR, J. A. de
CLEMENTE, R. A.
RODRIGUES, B. R.
MARINO, C. J. M.
FERREIRA, A.
Additional Information: ANTONIO SHOITY OKADA, UFMT, Sinop-MT; JOSE ANGELO NOGUEIRA DE M JUNIOR, CPAMN; RAFAEL ALANIS CLEMENTE, UFMT, Sinop-MT; BRUCE RAPHAEL RODRIGUES, UFMT, Sinop-MT; CAMILA JULIANA MEDEIROS MARINO, UFMT, Sinop-MT; ANDERSON FERREIRA, CPAMT.
Title: Efeito de coinoculação na nodulação de feijão caupi em Mato Grosso.
Publisher: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 3.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 8., 2019, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2019. p. 47-51.
Language: pt_BR
Keywords: Feijao caupi
Description: O feijão-caupi (Vigna unguiculata) popularmente conhecido como feijão-de-corda é uma leguminosa de grande importância socioeconômica no Norte e Nordeste do Brasil (Freire Filho, 2011). Os grãos de feijão-caupi possuem altos teores de proteínas, carboidratos, fibras, minerais e pouco teor de lipídeos, sendo uma importante fonte de proteína vegetal, de baixo custo, para a alimentação humana (Frota et al., 2008). As plantas de feijão-caupi possuem boa tolerância à altas temperaturas e ao estresse hídrico, sendo uma boa opção para cultivo no período de safrinha no estado de Mato Grosso, época em que é comum a ocorrência destes fatores. Nesta região, o feijãocaupi tem sido cultivado em áreas de cerrado e o correto manejo da fertilidade do solo deve ser considerado com atenção. A deficiência de nutrientes e ausência de matéria orgânica no solo, principalmente em áreas de Cerrado, são alguns dos fatores responsáveis para obtenção de baixas produtividades (Rahmeier, 2009). Uma das alternativas para elevar a produtividade e diminuir custo com a adubação nitrogenada, tem sido a utilização de bactérias que realizam a fixação biológica de nitrogênio (FBN). O processo de FBN em leguminosas se dá pela associação simbiótica entre as plantas e bactérias específicas que se associam as raízes, formando nódulos (Schubert, 1986). Depois que a simbiose é estabelecida, a planta fornece foto assimilados à bactéria, e em troca recebe produtos nitrogenados.
Thesagro: Feijão
Vigna Unguiculata
Inoculação
Data Created: 2020-02-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019cpamtjoseangeloefeitocoinoculacaonodulacaocaupimatogrossop47.pdf240,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace