Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119829
Título: Variabilidade genética entre genótipos de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) quanto ao crescimento inicial em Sinop - Mato Grosso.
Autoria: BALDONI, A. B.
TARDIN, F. D.
BOTIN, A. A.
MARQUES, J. A. de B.
OLIVEIRA, F. L. de
SILVA, A. J. R.
SPIERING, B.
PARISOTTO, D. C.
NEVES, L. G.
Afiliação: AISY BOTEGA BALDONI TARDIN, CPAMT; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; ANDREIA ALVES BOTIN, UFMT, Cuiaba-MT; JAIRO ALEX DE BARROS MARQUES, UFMT, Sinop-MT; FÁBIO LINSBINSKI DE OLIVEIRA, UFMT, Sinop-MT; ADAILTHON JOURDAN RODRIGUES SILVA, UFMT, Sinop-MT; BRUNO SPIERING, UFMT, Sinop-MT; DENISE CARAGNATO PARISOTTO, UNEMAT, Caceres-MT; LEONARDA GRILLO NEVES, UNEMAT, Caceres-MT.
Ano de publicação: 2019
Referência: Pesquisa Florestal Brasileira, v. 39, p. 328, 2019. Special issue.
Conteúdo: O paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) é uma espécie nativa da Amazônia, de rápido crescimento e vem ganhando espaço no cenário nacional dentre as culturas florestais plantadas. Para um plantio bem-sucedido são necessárias plantas de boa qualidade e que apresentem desenvolvimento uniforme. O melhoramento genético pode contribuir para a seleção de genótipos superiores, que manifestem as características desejáveis para a cadeia produtiva, estimulando o plantio. Neste contexto, o objetivo foi avaliar a existência de variabilidade genética entre 58 genótipos e possibilidade de seleção de matrizes superiores, por meio da avaliação do crescimento inicial médio de suas progênies. Para tanto, as progênies foram plantadas na área experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, no município de Sinop-MT, num delineamento experimental de blocos casualizados, com 4 repetições e 5 plantas por parcela, nas quais foram mensurados o diâmetro do coleto (mm), altura (m) e número de folhas, 6 meses após o plantio. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância, considerando, para cada parcela, a média das cinco plantas. Posteriormente, foi obtida a matriz de distâncias entre genótipos proposta por Mahalanobis e agrupamento dos genótipos pelo método de otimização de Tocher. Os resultados da análise de variância demonstraram diferenças significativas entre genótipos (P<0,05) para todas as características avaliadas. Pela matriz de distâncias, os genótipos 12 e 42 foram os mais similares e os genótipos 44 e 50 os mais divergentes. Nove grupos de médias foram formados pelo método de Tocher, demonstrando variabilidade genética e possibilidade de seleção de matrizes promissoras para a região.
Thesagro: Paricá
Palavras-chave: Mato Grosso
Sinop-MT
ISSN: 1983-2605
Notas: Abstracts of the XXV IUFRO World Congress.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamtaisybaldonivariabiliaddegeneticaparicacrescimentoinicialsinop.pdf6,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace