Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1120492
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sul - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BIASIOLO, R.
RIBEIRO FILHO, H. M. N.
ZANELLA, P. G.
BARBOSA, A.
RAUBER, L.
GARAGORRY, F. C.
LOPES, C. F.
BALDISSERA, T. C.
PINTO, C. E.
Additional Information: R. BIASIOLO, UDESC; H. M. N. RIBEIRO FILHO, UDESC; P. G. ZANELLA, EPAGRI; A. BARBOSA, UDESC; L. RAUBER, UDESC; FABIO CERVO GARAGORRY, CPPSUL; C. F. LOPES, UDESC; T. C. BALDISSERA, EPAGRI; C. E. PINTO, EPAGRI.
Title: Parâmetros nutricionais de uma pastagem natural palha grossa manejada em diferentes alturas.
Publisher: In: REUNIÓN DEL GRUPO TÉCNICO REGIONAL DEL CONO SUR EN MEJORAMIENTO Y UTILIZACIÓN DE LOS RECURSOS FORRAJEROS DEL ÁREA TROPICAL Y SUBTROPICAL - GRUPO CAMPOS, 25., 2019, Santa Maria. Pastagens naturais e serviços ecossistêmicos: como construir estratégias de preservação da multifuncionalidade dos ecossistemas pastoris do Cone Sul: anais. [Santa Maria: Fapergs, 2019].
Pages: p. 150-151.
Language: pt_BR
Description: O desempenho de ruminantes em pastagem é influenciado por fatores intrínsecos ao animal, da pastagem e pela interação entre ambos. O objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros nutricionais de dois estratos de uma pastagem natural com predomínio de Andropogon lateralis Nees, manejada com diferentes alturas em pré-pastejo. Os tratamentos foram 12, 20, 28 e 36 cm de altura de entrada, aferidos na espécie dominante, com severidade de desfolha de 40%. As amostras foram coletadas através da técnica de simulação de pastejo, sendo amostrado o estrato superior na espécie dominante (A. lateralis) e o estrato inferior, com a presença principalmente de Paspalum notatum e Axonopus affinis. A quantidade de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) aumentaram linearmente, enquanto que a taxa de degradação ?in vitro gás? diminuiu linearmente com o aumento das alturas, independente do estrato avaliado. A proteína bruta (PB) não variou entre os tratamentos, apresentando valor médio de 7,5% para o estrato superior e 8,3% para o estrato inferior.
Thesagro: Pastagem Natural
Digestibilidade
Altura
Paspalum Notatum
Fibra
Proteína Bruta
Data Created: 2020-02-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisXXVReunia771oGrupoCampos2.pdf269,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace