Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1120497
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sul - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, T. M.
BRAND, M. A.
HESS, A. F.
RECH, T. D.
BALDISSERA, T. C.
PINTO, C. E.
GARAGORRY, F. C.
Additional Information: T. M. RODRIGUES, UDESC; M. A. BRAND, UDESC; A. F. HESS, UDESC; T. D. RECH, EPAGRI; T. C. BALDISSERA, EPAGRI; C. E. PINTO, EPAGRI; FABIO CERVO GARAGORRY, CPPSUL.
Title: Índices morfométricos da Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. e a queda de grimpa em campo nativo.
Publisher: In: REUNIÓN DEL GRUPO TÉCNICO REGIONAL DEL CONO SUR EN MEJORAMIENTO Y UTILIZACIÓN DE LOS RECURSOS FORRAJEROS DEL ÁREA TROPICAL Y SUBTROPICAL - GRUPO CAMPOS, 25., 2019, Santa Maria. Pastagens naturais e serviços ecossistêmicos: como construir estratégias de preservação da multifuncionalidade dos ecossistemas pastoris do Cone Sul: anais. [Santa Maria: Fapergs, 2019].
Pages: p. 236-237.
Language: pt_BR
Keywords: Campo nativo
Description: A ?grimpa? da Araucaria angustifolia é um resíduo inconveniente que se destaca no segmento pecuarista da região serrana de Santa Catarina e campos de cima da serra no Rio Grande do Sul. Este trabalho foi desenvolvido na fazenda Experimental da Epagri em São José do Cerrito/SC, com o objetivo de verificar a relação dos índices morfométricos e a quantidade de grimpa produzida por árvore de araucária. Foram demarcadas 37 árvores isoladas em campo nativo. A quantificação da biomassa foi feita por 12 meses, com a pesagem e coleta de amostras para a determinação do teor de umidade (TU). Em cada árvore foram mensuradas as variáveis, diâmetro à altura do peito (DAP), altura total (Ht), altura de inserção (Hic), quatro raios de copa (rc). Com estes dados foi calculado o raio médio ( ), área de projeção da copa (Ac), grau de esbeltez (GE) diâmetro de copa (Dc), índice de abrangência (IA). A produção de grimpa, e por consequência o comprometimento da pastagem, é correlacionada positivamente ao DAP e com o Dc e Ac das araucárias presentes na pastagem.
Thesagro: Araucária Angustifólia
Pinheiro do Paraná
Subproduto
Ramo
Campo
Data Created: 2020-02-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisXXVReunia771oGrupoCampos4.pdf355,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace