Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121289
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOREIRA, R. K. V. P. P.
LAMEIRA, O. A.
CAMPELO, M. F.
PACHECO, N. A.
SOUZA, I. N. G.
Additional Information: Ruanny Karen Vidal Pantoja Portal Moreira, PÓS-GRADUANDA UFPA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Meiciane Ferreira Campelo, PÓS-GRADUAÇÃO UFPA; NILZA ARAUJO PACHECO, CPATU; Isis Naryelle Góes Souza, GRADUANDA UFRA.
Title: Caracterização fenológica do jaborandi em relação à precipitação pluviometrica e temperatura média do ar.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CLIMATOLOGIA, 8., 2019, Belém, PA. Anais 2019. [S.l.]: SBMET; [Belém, PA]: UFPA, 2019.
Pages: p. 131-140.
Language: pt_BR
Description: O jaborandi pertence à família Rutaceae, sendo considerado o jaborandi verdadeiro por possuir maior teor de pilocarpina em suas folhas por isso é o mais intensamente coletado. Ocorre uma relação direta entre os eventos de fenofases, como a floração e frutificação com as condições ambientais locais (temperatura, luz, precipitação, dentre outros), sendo importante a interpretação da relação que há entre os mesmos. O objetivo deste trabalho foi registrar a frequência de floração e frutificação do jaborandi e sua relação com a precipitação pluviométrica e temperatura média, com a finalidade de indicar a época mais adequada para a coleta e utilização do material vegetal da espécie. As frequências foram registradas diariamente no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2018. Houve a ocorrência das fenofases em todos os meses do ano. No mês de março foi registrado o maior número médio de ocorrência das fenofases com 23 dias coincidindo com a maior média de precipitação pluviométrica, registrada em 482,0 mm e temperatura média de 27 0C. Ás menores médias de dias de floração e frutificação ocorreu no mês de dezembro, respectivamente, com 11 e 3 dias, pluviometria de 280,0 mm e 27 0C de temperatura média. Os elementos climáticos influenciaram as fenofases permitindo a coleta de material para propagação por sementes o ano todo e para uso medicinal os meses com menor número de dias com floração e frutificação.
Thesagro: Pilocarpus Microphyllus
Jaborandi
Fenologia
Precipitação Pluvial
Clima
Data Created: 2020-03-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p131140.pdf901,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace