Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121312
Título: Seleção de híbridos de cupuaçuzeiro quanto à capacidade produtiva, desenvolvimento vegetativo e resistência à vassoura-de-bruxa no município de Terra Alta - PA.
Autoria: DIAS, P. H. B.
SILVA, B. C. da
COSTA, D. V. M. da
GALVÃO, L. M. V.
ALVES, R. M.
PEREIRA, R. R.
BARROSO, C. da P.
MEDEIROS, W. V.
SILVA JUNIOR, J. I. de S. e
VALE, N. S. do
SILVA, J. B. da
ANHÊ, B. B.
Afiliação: Paulo Henrique Batista Dias, UFRA; Bianca Cavalcante da Silva, UNESP; Daniel Vítor Mesquita da Costa, UNESP; Lívia Manuele Viana Galvão, UFRA; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Raiana Rocha Pereira, UFRA; Cristiane da Paixão Barroso, UFRA; Wendy Vieira Medeiros, UFRA; José Itabirici de Souza e Silva Junior, UFRA; Nayra Silva do Vale, UFRA; Jonathan Braga da Silva, UFRA; Bruno Borella Anhê, UFRA.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: RIBEIRO, J. C.; SANTOS, C. A. dos (Org.). Competência técnica e responsabilidade social e ambiental nas ciências agrárias 3. Ponta Grossa: Atena Editora, 2020.
Páginas: p. 72-79.
Conteúdo: O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma das fruteiras amazônicas mais importantes, sendo o estado do Pará o principal produtor. E o mesmo vem enfrentando grandes problemas com material suscetível a vassoura-de-bruxa, levando a queda da produtividade. Esta pesquisa, portanto, veio com objetivo de avaliar a capacidade produtiva, o desenvolvimento vegetativo e a resistência à vassoura-de-bruxa em progênies de cupuaçuzeiro, instaladas em plantio de pequeno produtor rural no município de Terra Alta. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 25 progênies de cupuaçuzeiro, cinco repetições e três plantas por parcela. Foram analisadas a altura da planta, diâmetro do caule, produção de frutos e o nível de incidência de vassoura de bruxa na safra 2016/2017. A análise de variância individual realizada no trabalho demonstrou que a progênie 76 apresentou bons valores para altura e diâmetro, porém não diferiu das progênies 58, 60, 64, 69, 72, 76, 88 e 89 para altura. Já para a variável número médio de frutos a melhor resposta foi obtida pela progênie 69, sendo diferenciada de todos os demais materiais. Visando aumento da base genética do cupuaçuzeiro, as progênies 69 e 73 deverão ser incorporadas aos testes de progênies em larga escala no programa de melhoramento do cupuaçuzeiro, desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental, pois ambas apresentaram boas respostas para todas as variáveis analisadas.
Thesagro: Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum
Melhoramento Genético Vegetal
Melhoramento Vegetal
Palavras-chave: Fruteira nativa
Progênies
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap10.pdf9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace