Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122249
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, P. L. F.
OLIVEIRA, F. P.
BORBA, J. O. M.
TAVARES, D. D.
AMARAL, A. J. do
Additional Information: PEDRO LUAN FERREIRA SILVA, UFPB; F. PEREIRA OLIVEIRA, UFPB; J. OTÁVIO. M. BORBA, UFPB; DANILO DUTRAT TAVARES, UFPB; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS.
Title: Retenção de água e capacidade de aeração em solos sob sistema de integração lavoura-pecuária-floresta em Arez-RN.
Publisher: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO VEGETAL NO SEMIÁRIDO, 3., 2018, Campina Grande. Uso sustentável do Semiárido: desafios e progressos. Campina Grande: Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro, 2018.
Language: Portugues
Keywords: Capacidade de campo
ILPF
Description: O solo é um dos principais suportes para a produção agrícola e dele dependem os processos ambientais e a dinâmica de água no solo. A retenção de água como atributo limitante ao desenvolvimento dos vegetais está sendo seriamente comprometida pelo processo de degradação do solo no semiárido brasileiro. O objetivo do presente estudo foi avaliar a retenção e a capacidade de aeração de três classes de solo sob sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), no município de Arez, Rio Grande do Norte. As amostras de solo com estrutura indeformada foram analisadas no Laboratório de Física do Solo do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba para condução das análises. A capacidade de água disponível do solo (CAD) aumentou em profundidade e a capacidade de aeração do solo (CAS) foi maior em superfície.
Thesagro: Água do Solo
Retenção de Água no Solo
Data Created: 2020-05-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace