Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122424
Título: Avaliação morfoagronômica de um pomar de laranjeira 'pêra' sob diferentes porta-enxertos no município de Capitão Poço-PA.
Autoria: CUNHA, A. S. da
SANTOS, H. C. A.
NASCIMENTO, J. S. do
SOUZA, A. A. de
GURGEL, F. de L.
Afiliação: Adrielly Sousa da Cunha, GRADUANDA UFRA; Helane Cristina Aguiar Santos, DOUTORANDA UFRA; Janete Silva do Nascimento, GRADUANDA UFRA; Adan Andrade de Souza, GRADUANDO UFRA; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 4., 2019, Recife. Anais. [S.l.]: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020.
Conteúdo: O Programa de Melhoramento Genético de Citros liderado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura avalia variedades de porta-enxerto e copa em uma rede de ensaios presente em 21 estados brasileiros.No ano de2015 a Embrapa Amazônia Oriental inseriu-se nesta equipe, e vem avaliando em parceria com produtores do município de Capitão Poço ?PA, diversos porta-enxertos sob copa de laranjeira ?Pera?. Um destes pomares foi instalado na Fazenda Ornela, onde foi avaliado caracteristicas morfoagronômicas de um pomar em formação de laranjeira ?Pêra?, em combinação com seis porta-enxertos: limoeiro ?Cravo Santa Cruz?, tangerineira ?Sunki Tropical?, citrandarins ?Riverside? e ?San Diego?, e os híbridos LVK x LCR ?010 e TSKC x CTSW ?033. O experimento foi disposto em blocos casualizados, onde cada porta-enxerto correspondeu a um tratamento, com quatro repetições,dez plantas por parcela experimentale um stand de 240 plantas. Foram avaliados os seguintes parâmetros: altura da planta (AP), diâmetro do caule abaixo e acima do enxerto (DCAb) e (DCAc), e volume de copa (VC). Houve diferença significativa para as variáveis avaliadas entre os porta-enxertos, pelo teste Tukey ao nível de 5%. Diante dos resultados obtidos com essas variáveis biométricas,nesses cinco anos de desenvolvimento, pode-se afirmar que os porta-enxertos tangerineira ?Sunki Tropical? e citrandarin ?Riverside? foram os que se destacaram como porta-enxerto para laranjeira?Pêra?.
Thesagro: Laranja Pêra
Porta Enxerto
Hibrido
Poncirus Trifoliata
Reprodução Assexuada
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRYCA-apresentacao-oral-do-artigo.pdf611,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace