Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, M. do S. M. da
dc.date.accessioned2021-12-22T16:03:22Z-
dc.date.available2021-12-22T16:03:22Z-
dc.date.created2020-06-19
dc.date.issued2011
dc.identifier.citation2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123359-
dc.descriptionO tomate, pertencente à família das solanáceas, representa uma das hortaliças mais consumidas no Estado do Amazonas, sendo que a maioria dos frutos comercializados é proveniente dos estados do sul, sudeste e centro-oeste, onde as condições climáticas são mais amenas. A Murcha Bacteriana, causada pela bactéria Ralstonia solanacearum, constitui-se como uma das doenças mais importante para a cultura. Devido às exigências edafoclimáticas do tomateiro, sua produção é praticada com mais intensidade nas regiões mais frias e secas do Brasil. Já nas regiões do trópico úmido, as condições de clima, permanentemente quente e úmido, favorecendo a sobrevivência desta bactéria é o principal motivo que desestimula a produção da cultura nesta região devido a baixa produtividade. Com a finalidade de indicação de inovações tecnológicas que possibilitem a produção desta hortaliça em grande escala, este trabalho objetiva avaliar o potencial produtivo e comercial de duas cultivares de tomate e técnicas de manejo visando diminuir a incidência de murcha bacteriana, em sistema de cultivo protegido, na região de Iranduba ?AM. Os cultivares utilizados,C-38 e Santa Bárbara, ambos desenvolvidos pela Embrapa Amazônia Oriental, Belém/PA com histórico de tolerância à murcha bacteriana, foram plantados sucedendo o milho, em dois tratamentos e em outro, em cultivos sucessivos. Os dados obtidos evidenciaram a importância da combinação de material vegetal resistente com técnicas de cultivos, pois nos sistemas de manejo em que o tomate foi plantado em sucessão ao milho, apresentou mortalidade inferior ao sistema de manejo convencional,sendo que a produtividade obtida,na média do experimento, de 22,65 t ha-1foisuperior à média do estado do Amazonas(14,60 t ha-1). Comparativamente ao cultivar Santa Bárbara, o cultivar C-38 apresentou maior produtividade e características de formato e número de frutos com maior aceitação pelo mercado interno.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação do potencial produtivo de dois cultivares de tomate visando diminuir a incidência de murcha bacteriana, no Iranduba-Amazonas.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroTomate
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Lobato Rodrigues; Coorientador: Prof. Dr. José Ricardo Pupo Gonçalves.
dc.format.extent2108 f.
riaa.ainfo.id1123359
riaa.ainfo.lastupdate2021-12-22
dc.contributor.institutionMaria do Socorro Monteiro da Silva, Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Lobato Rodrigues, CPAA; Coorientador: Prof. Dr. José Ricardo Pupo Gonçalves, CPAA.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-Maria-do-Socorro.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace