Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123442
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Nota Técnica/Nota Científica (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Nota Técnica/Nota Científica (ALICE)
Authors: MORAES, C. K.
SCHWARTZ, G.
BORGES, N.
SANTOS, A.
NEVES, R.
Additional Information: Carla Kelen Moraes, UFRA; GUSTAVO SCHWARTZ, CPATU; Nilma Borges, Universidade Estácio de Sá; André Santos, SEMAS; Rafael Neves, SEMAS.
Title: Diversidade socioprodutiva associada ao manejo florestal madeireiro como alternativa de renda para comunidades agroextrativistas Santarém/PA.
Publisher: Revista de Ciências Agrárias, v. 63, p. 1-10, 2020.
Language: Portugues
Keywords: Diversificação
Manejo florestal
Description: A diversidade socioprodutiva da agricultura familiar é de extrema importância para a sustentabilidade e reprodução social das comunidades na Amazônia. Este estudo tem como objetivo analisar as práticas produtivas das comunidades, visando identificar espécies, produtos e/ou subprodutos que possam gerar renda e/ou alimento para famílias extrativistas da Gleba Nova Olinda I, Santarém/PA. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada e a ferramenta calendário produtivo do Diagnóstico Rural Participativo (DRP). Sobre as comunidades pesquisadas, estas desenvolvem atividades socioprodutivas de: exploração de Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNM), cultivo de roça, criação de animais, caça e pesca. Dentre os PFNM, destacam-se: castanha-do-pará, copaíba e o breu, entretanto, outros produtos também são extraídos da floresta para o consumo familiar, como: bacaba, patauá, buriti, uxi e pequiá. O principal produto produzido é a mandioca para produção de farinha, servindo para consumo familiar e o excedente para venda, além deste, também são produzidos: milho, arroz, feijão, abóbora e melancia. O principal animal criado é a galinha, que serve tanto como alimento, quanto para venda em caso de necessidade familiar. A caça e a pesca são atividades de estrema importância para garantir alimentos para as famílias, que consomem mais de 12 espécies diferentes de peixes e mais de 19 espécies diferentes de animais. Torna-se importante o investimento no processo de governança local, visando que as comunidades possam adquirir maior autonomia das práticas econômicas e produtivas agrícolas tradicionais, e não dos PMFS, visto que possuem pouca experiência quanto ao envolvimento e domínio da atividade florestal.
Thesagro: Agricultura Familiar
Produção
Desenvolvimento Sustentável
Data Created: 2020-06-24
Appears in Collections:Nota Técnica/Nota científica (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3247.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace