Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARMO, K. B.
dc.contributor.authorBERBER, G. C. M.
dc.contributor.authorBOURSCHEIDT, M. L. B.
dc.contributor.authorGARCIA, M. N.
dc.contributor.authorSILVA, A. F. da
dc.contributor.authorFERREIRA, A.
dc.date.accessioned2020-07-03T11:11:26Z-
dc.date.available2020-07-03T11:11:26Z-
dc.date.created2020-07-02
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationScientific Electronic Archives, v. 13, n. 7, p. 95-101, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123588-
dc.descriptionO alto preço do adubo nitrogenado é um fator agravante para o custo de produção do milho safrinha e seu uso pode acarretar impactos negativos ao ambiente. Bactérias diazotróficas possuem a capacidade se associarem com diferentes espécies vegetais e fornecer nitrogênio fixado do ar. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho agronômico de milho safrinha inoculado com Azospirillum brasilense e cultivado com doses de nitrogênio no estado de Mato Grosso. O experimento foi dimensionado e reproduzido a campo com seis tratamentos: 42 kg N ha-1 com inoculante; 31,5 kg N ha-1 com inoculante; 21 kg N ha-1 com inoculante; 0 kg de N com inoculante; 0 kg de N sem inoculante; 42 kg N ha-1 sem inoculante. O inoculante testado continha duas estirpes de A. brasilense. Foram avaliadas nove variáveis após a colheita e os dados foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallis (p ≤ 0,01). As variáveis produtividade, número de fileiras de grãos por espiga, número de grãos por fileira, diâmetro de espiga, peso da espiga e peso do sabugo responderam positivamente a inoculação em conjunto com 42 Kg de N. As variáveis massa de mil grãos, peso da palha e diâmetro do sabugo não variaram de acordo com os tratamentos. A produtividade nos tratamentos com inoculante suplementados com doses de N reduzidas foi igual a maior dose de N sem inoculante. Esses resultados indicaram que a aplicação de inoculantes com doses de nitrogênio reduzidas pode ser uma alternativa para a redução do uso de adubo nitrogenado sem redução da produtividade de milho na safrinha naquelas condições edafoclimáticas e pacote tecnológico em Mato Grosso
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdubo nitrogenado
dc.subjectFixador de nitrogênio
dc.subjectBactéria diazotrófica
dc.subjectGricultura sustentável
dc.titleDesempenho agronômico do milho safrinha em resposta a doses de nitrogênio combinadas com inoculante biológico em Mato Grosso.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.nalthesaurusAzospirillum brasilense
riaa.ainfo.id1123588
riaa.ainfo.lastupdate2020-10-27 -03:00:00
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.36560/13720201163
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso; Universidade Federal de Rondonópolis; Universidade Federal de Mato Grosso; Instituto de Pesquisas da Amazônia; ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA, CNPMS; ANDERSON FERREIRA, CPAMT.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho-agronomico.pdf420,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace