Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123727
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: REIS, J. C. dos
KAMOI, M. Y. T.
MICHETTI, M.
SILVA, L. A. A. da
NASCIMENTO, M. C.
Additional Information: JULIO CESAR DOS REIS, CPAMT; MARIANA YUMI TAKAHASHI KAMOI, ASSOCIAÇÃO REDE ILPF, Sinop-MT; MIQUEIAS MICHETTI, IMEA, Sinop-MT; LEONARDO AUGUSTO ALVES DA SILVA; MARIANA CRISTINA NASCIMENTO.
Title: Caracterização e avaliação econômica do sistema de integração lavoura?pecuária: o caso da Fazenda Dona Isabina, no Município de Santa Carmem, MT.
Publisher: In: TÔSTO, S. G.; BELARMINO, L. C.; CASTRO, G. S. A.; MANGABEIRA, J. A. de C.; SILVA, O. F. da (Ed.). Caracterização e avaliação econômica de sistemas de produção e cultivo de grãos em biomas brasileiros. Brasília, DF: Embrapa, 2018. Cap. 12, p. 228-248.
Language: Portugues
Keywords: Sistemas integrados
ILP
Integração lavoura-pecuária
Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Mato Grosso
Santa Carmem-MT
Description: O crescimento do contingente populacional, associado ao aumento do nível de renda nos países em desenvolvimento e à diversificação dos produtos comercializados constituem indicadores socioeconômicos de incremento na demanda, pois são fatores indutores do aumento da demanda por alimentos em escala global. Estudos recentes da Food and Agriculture Organization (FAO) e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) evidenciam o Brasil no contexto do mercado agropecuário internacional, com perspectivas para atender essa crescente demanda em um futuro próximo (Brasil, 2015). Contudo, os produtores enfrentam diversos desafios, tais como a economia de escala e o aumento na competitividade, além dos elevados custos de produção na busca pela modernização e inovação agropecuária. E, ainda, concorrem com frequentes oscilações de preços, principalmente dos produtos agrícolas, praticados tanto no mercado interno quanto no externo, o que potencializa os riscos da atividade agropecuária. Fazem parte das estratégias para atender a maior demanda por alimentos dos produtores aumentar a área plantada, aumentar a produtividade das culturas ou, ainda, intensificar o uso do solo, com mais de uma safra agrícola por ano ou com plantios consorciados. No contexto atual, de crescente preocupação com os impactos ambientais das atividades na agropecuária, verifica-se maior preferência pela expansão da produção, diante dos ganhos expressivos proporcionados pela produtividade e intensificação dos cultivos.
Thesagro: Análise Econômica
Data Created: 2020-07-08
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace