Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123887
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SABINO, H.
VASQUES, G. de M.
HERNANI, L. C.
DART, R. de O.
Additional Information: HULLYSSES SABINO, UFRJ; GUSTAVO DE MATTOS VASQUES, CNPS; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS.
Title: Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
Publisher: Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 21, n. 3, p. 479-492, jul./set. 2020.
Language: Portugues
Keywords: Modelo digital do terreno
Modelo digital de elevação
ArcSWAT
Description: O Sistema Plantio Direto (SPD) aplica técnicas agrícolas conservacionistas para preservação do solo, controlando processos de erosão. Para isso, é necessário conhecer as características do relevo que afetam a dinâmica e o poder erosivo da água na microbacia hidrográfica (MBH) em que o SPD está inserido. Os objetivos do trabalho foram: adaptar uma metodologia para o delineamento de 12 MBHs de cerca de 1 km² sob SPD a partir de modelos digitais de terreno (MDTs) e de elevação (MDEs). Ademais, calcularam-se quatro índices morfométricos relacionados à dinâmica e poder erosivo da água nas MBHs: declividade, coeficiente de compacidade (CC), índice de circularidade (IC) e fator de forma (FF). Para delimitar as MBHs foi necessário combinar dados de diferentes fontes e resoluções espaciais (MDTs Pleiades e Ultracam D, MDEs ALOS Palsar e SRTM) e usou-se a extensão ArcSWAT. As MBH estavam distribuídas nos seguintes estados: SP, GO, MS, RS e PR. Conforme os valores de declividade, as MBHs Sarandi e Coxilha são as mais propensas à erosão, enquanto Maracaju 1 e Itaí 1 são as menos propensas. Segundo os índices CC, IC e FF, as MBHs Toledo 2 e Coxilha são as mais propensas à inundação, e as MBHs Maracaju 1 e 2 e Itaí 1 as menos. A metodologia aplicada foi adaptada com êxito para a delimitação de MBHs de primeira ordem. Outrossim, os índices morfométricos calculados subsidiarão a gestão do SPD, permitindo executar medidas de controle da erosão, reduzindo impactos da perda de solo e nutrientes nessas áreas agrícolas.
Thesagro: Plantio Direto
NAL Thesaurus: No-tillage
Digital elevation models
Data Created: 2020-07-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace