Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124834
Título: Estratégias para o manejo do cafeeiro com foco na otimização do uso da água.
Autoria: CASTANHEIRA, D. T.
GUIMARÃES, R. J.
CARVALHO, M. A. de F.
REZENDE, T. T.
CARVALHO, R. C. da S.
ALECRIM, A. de O.
VOLTOLINI, G. B.
Afiliação: DALYSE TOLEDO CASTANHEIRA, UFLA; RUBENS JOSÉ GUIMARÃES, UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; TIAGO TERUEL REZENDE, UNIFENAS; RAPHAEL COMANDUCCI DA SILVA CARVALHO, UFLA; ADEMILSON DE OLIVEIRA ALECRIM, UFLA; GIOVANI BELUTTI VOLTOLINI, UFLA.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória, ES. Pesquisa, inovação e sustentabilidade dos cafés do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Café, 2019.
Páginas: 5 p.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi estudar a dispersão de cafeeiros em função de diferentes técnicas agronômicas utilizadas como estratégias de manejo para otimizar o uso da água. O experimento foi conduzido em campo, em área experimental, localizada na INOVACAFÉ na UFLA, em Lavras, MG. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com três repetições. Os fatores em estudo foram dispostos em esquema fatorial 3x2x5, perfazendo um total de 30 tratamentos alocados em parcelas sub-subdivididas. Estudou-se três manejos de cobertura do solo (?mulching?, braquiária e solo exposto), dois tipos de fertilizantes (convencional e fertilizante de liberação controlada) e cinco condicionadores de solo (casca de café, gesso agrícola, polímero hidrorretentor, composto orgânico e testemunha). Em julho de 2016 (6 meses após o plantio) e julho de 2017 (18 meses após o plantio), épocas caracterizadas por condição de baixa disponibilidade hídrica, avaliou-se o crescimento das plantas, umidade do solo, fisiologia e anatomia. Os resultados obtidos indicam que os sistemas de manejo estudados, compostos pela combinação de diferentes coberturas do solo, tipos de fertilizantes e uso condicionadores, impactam de forma expressiva nas respostas das plantas, sendo possível otimizar o uso da água no cafeeiro em função das estratégias adotadas. O manejo com solo exposto desfavorece o cafeeiro em condições de menor disponibilidade hídrica. O uso do ?mulching?, o consórcio com braquiária, a aplicação da casca de café e o fertilizante de liberação controlada são potenciais técnicas agronômicas que favorecem características do cafeeiro capazes otimizar o uso da água.
Thesagro: Mudança Climática
Coffea Arábica
Manejo de Água
Notas: Título em inglês: Strategies for coffee management with focus on optimizing the use of the water. Projeto 109 (Concafé).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9-2019-Etrategia-para-o-manejo.pdf331,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace