Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBOTIN, A. A.
dc.contributor.authorMARQUES, J. A. de B.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, F. L. de
dc.contributor.authorSILVA, E. S. da
dc.contributor.authorAWABDI, C. P.
dc.contributor.authorSILVA, A. J. R.
dc.contributor.authorTARDIN, F. D.
dc.contributor.authorBALDONI, A. B.
dc.contributor.authorNEVES, L. G.
dc.date.accessioned2025-05-15T15:48:07Z-
dc.date.available2025-05-15T15:48:07Z-
dc.date.created2020-09-14
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 3.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 8., 2019, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2019. p. 58.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124903-
dc.descriptionO paricá é uma espécie florestal nativa da região Amazônica, muito utilizada na indústria madeireira, na recomposição de áreas degradadas, e também vem sendo aplicada em sistemas integrados de produção, pelas suas características favoráveis, como crescimento rápido e copa pouco adensada. Porém, ainda há uma grande escassez de informações sobre a espécie, principalmente sobre o desenvolvimento, manejo e utilizações. O objetivo desse trabalho foi avaliar o crescimento das árvores de paricá com 12 meses de idade, em um experimento estabelecido na Embrapa Agrossilvipastoril, com delineamento experimental em blocos ao acaso, com 4 repetições, 58 procedências e 5 plantas por procedência, com plantio no espaçamento 4 m x 4 m. Foram avaliadas a altura (m) e o diâmetro do coleto (mm) das plantas. A análise de variância mostrou diferenças significativas entre os genótipos (p<0,05), para as duas características avaliadas. As árvores apresentaram crescimento médio em altura de 2,22 m, variando entre 1,48 m a 2,90 m. Já para o diâmetro de coleto, medido acima do solo, a média foi de 43,25 mm, variando entre 28,31 mm e 57,87 mm. Os genótipos que se destacaram, tanto em relação à altura, quanto ao diâmetro do coleto foram o 18, o 35 e o 56. Árvores com destaque no crescimento em diâmetro e altura são importantes para a seleção, nos programas de melhoramento genético, quando o foco é a produção de madeira. A variação em relação ao crescimento em diâmetro e altura mostra a grande diversidade dos genótipos avaliados, permitindo assim a seleção dos materiais mais adaptados às condições ambientais de interesse. Esses materiais serão monitorados e serão realizadas outras avaliações visando à seleção de materiais genéticos superiores para o Mato Grosso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMato Grosso
dc.subjectSinop-MT
dc.titleDesenvolvimento de árvores de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) após 1 ano de plantio.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroParicá
dc.subject.thesagroSchizolobium Parahyba
dc.subject.thesagroSchizolobium Amazonicum
riaa.ainfo.id1124903
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-15
dc.contributor.institutionANDRÉIA ALVES BOTIN, UFMT, Cuiaba-MT; JAIRO ALEX DE BARROS MARQUES, UFMT, Sinop-MT; FABIO LINSBINSKI DE OLIVEIRA, UFMT, Sinop-MT; ELTON SOARES DA SILVA, UFMT, Sinop-MT; CAIO PAULO AWABDI, UFMT, Sinop-MT; ADAILTHON JOURDAN RODRIGUES SILVA, UFMT, Sinop-MT; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; AISY BOTEGA BALDONI TARDIN, CPAMT; LEONARDA GRILLO NEVES, UNEMAT, Caceres-MT.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento-de-arvores-de-parica.pdf206.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace