Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125134
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALVES, R. M.
dc.contributor.authorCHAVES, S. F. da S.
dc.contributor.authorGAMA, M. A. P.
dc.contributor.authorPEDROZA NETO, J. L.
dc.contributor.authorSANTOS, T. G. dos
dc.date.accessioned2020-09-26T09:11:58Z-
dc.date.available2020-09-26T09:11:58Z-
dc.date.created2020-09-25
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationActa Amazonica, v. 50, n. 3, p. 183-191, jul./set. 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125134-
dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo avaliar e selecionar progênies e matrizes de irmãos completos de cupuaçuzeiro e, simultaneamente, selecionar matrizes de mogno brasileiro com características superiores, para utilização em sistemas agroflorestais (SAFs). Foram avaliadas 25 progênies de irmãos completos de cupuaçuzeiro e uma progênie de meio irmão de mogno brasileiro. O estudo foi conduzido por 14 anos em uma propriedade comercial em Tomé Açu, Pará. Para o cupuaçuzeiro, foram utilizadas como variáveis de resposta o número e a produção de frutos por planta, e a taxa de plantas com sintomas da doença vassoura-de-bruxa. Para o mogno, empregou-se a altura total, altura comercial, altura da copa, DAP e volume de madeira comercial. Os resultados revelaram cinco progênies de cupuaçuzeiro com características interessantes para emprego em SAFs. Com base nos altos valores observados na acurácia de seleção e herdabilidade, inferimos um bom potencial de seleção de indivíduos promissores na população de cupuaçuzeiro. Dez matrizes de cupuaçuzeiro foram selecionadas com base no ranqueamento dos valores genotípicos e desempenho agronômico. Para o mogno brasileiro, três matrizes apresentaram ótimo desempenho silvicultural. As matrizes destas duas espécies deverão ser propagadas vegetativamente, para avaliação em ensaios clonais.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectConsórcio
dc.titleSimultaneous selection of cupuassu tree and Brazilian mahogany genotypes in an agroforestry system in Pará state, Brazil.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCupuaçu
dc.subject.thesagroMogno
dc.subject.thesagroSeleção Genótipa
dc.subject.thesagroTheobroma Grandiflorum
dc.subject.thesagroSwietenia Macrophylla
riaa.ainfo.id1125134
riaa.ainfo.lastupdate2020-09-25
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1809-4392202000711
dc.contributor.institutionRAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Saulo Fabrício da Silva CHAVES, UFV; Marcos André Piedade GAMA, UFRA; Jack Loureiro PEDROZA NETO, UFRA; Thalita Gomes dos SANTOS, UFV.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
0044-5967-aa-50-03-183.pdf338.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace