Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDINIZ SOBRINHO, F. de A.
dc.contributor.authorMOURA, J. O.
dc.contributor.authorSILVA, G. R. da
dc.contributor.authorDINIZ, F. M.
dc.contributor.authorARAUJO, A. M. de
dc.date.accessioned2020-10-29T18:11:29Z-
dc.date.available2020-10-29T18:11:29Z-
dc.date.created2020-10-29
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationArchivos de Zootecnia, v. 69, n. 268, p. 328-336, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126071-
dc.descriptionOs caprinos (Capra hircus) estão distribuídos mundialmente favorecidos por sua capacidade de se adaptar a condições ambientais adversas. A sua importância socioeconômica, têm recebido atenção em pesquisas com o uso de marcadores genéticos (SNP), que possibilitam esclarecer questões envolvendo mudanças evolutivas e auxiliam na conservação da biodiversidade populacional. Com esta revisão, objetivou-se analisar a contribuição de marcadores SNP em estudos com caprinos, com foco na produção e na conservação genética. Utilizou-se o software de pesquisa bibliométrica Bibexcel para análise das publicações da Web of Science TM, até agosto de 2018, rastreando artigos com marcador genético SNP. Das 53.000 produções científicas registradas para a espécie C. hircus, 390 publicações empregaram os marcadores SNPs. Um total de 59 países apresentou publicações envolvendo o uso de SNPs nessa espécie, sendo a maioria das publicações de países asiáticos e europeus. Os cinco países de maior produtividade em publicações no tópico foram a China, a Índia, a Itália, a Espanha e os EUA. O Brasil apresentou-se na décima primeira posição, com registro de 05 publicações. Várias das palavras-chave foram agrupadas por serem de forma semântica equivalentes e associadas a um tema específico; assim, foi possível identificar 23% das produções científicas associadas ao tema polimorfismo de proteínas lácteas, 23% com aspectos da reprodução, 13% ligadas ao crescimento e ganho de peso; e diversidade genética com percentual de 34%. Estudos de GWAS foram citados em 7% das produções e menos de 1% dos estudos foi associado a características de adaptação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRaças locais
dc.subjectGenômica evolutiva
dc.titleAplicação de marcadores SNP em estudos de diversidade genética em Capra hircus: tendencias, vieses e progressos.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroRecurso Genético
dc.subject.thesagroMarcador Genético
dc.description.notesAutoria na publicação: SOBRINHO, F. A. D.; SILVA, G. R.; ARAUJO, A. M.
riaa.ainfo.id1126071
riaa.ainfo.lastupdate2020-10-29
dc.contributor.institutionFRANCISCO DE ASSIS DINIZ SOBRINHO, UFPI; JEANE OLIVEIRA MOURA, Instituto Federal do Piauí, Brasil; GEICE RIBEIRO DA SILVA, UFPI; FABIO MENDONCA DINIZ, CPAMN; ADRIANA MELLO DE ARAUJO, CPAMN.
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicacaoMarcadoresSNPCarpaHircusAZ2020.pdf460.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace