Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSIQUEIRA, C. DE A.
dc.contributor.authorMINGOTI, R.
dc.contributor.authorPESSOA, M. C. P. Y.
dc.contributor.authorSÁ, L. A. N. DE
dc.contributor.authorMARINHO-PRADO, J. S.
dc.date.accessioned2020-11-05T00:58:35Z-
dc.date.available2020-11-05T00:58:35Z-
dc.date.created2020-11-04
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14., 2020, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126270-
dc.descriptionO percevejo-bronzeado-do-eucalipto (Thaumastocoris peregrinus) é uma espécie australiana detectada no Brasil em junho de 2008. Seu cultivo hospedeiro é Eucalyptus spp., ao qual causa principalmente danos decorrentes de hábito alimentar. Áreas aptas à maior presença do inseto no país vêm sendo apresentadas com base em cruzamentos de informações georreferenciadas, fundamentadas em dados climáticos, em condições nacionais favoráveis à ocorrência de picos populacionais e na localização de áreas de eucalipto. O refinamento de métodos utilizados nos cruzamentos georreferenciados, entre eles de interpolações espaciais, são importantes para viabilizar maior precisão na identificação das áreas aptas à ocorrência do inseto. O objetivo deste trabalho foi detectar as áreas do território brasileiro favoráveis à maior ocorrência de T. peregrinus com base em informações nacionais sobre o inseto e fatores climáticos e usando técnicas de geoprocessamento, considerando interpolações espaciais por métodos de geoestatística (cokrigagem) e Inverse Distance Weighting (IDW). Faixas climáticas de temperaturas (máxima e mínima) e de umidade relativa favoráveis à ocorrência do inseto (literatura nacional), dados climáticos de 1961-2018 (INMET) e áreas com cultivo de eucalipto em 2018 (IBGE) foram utilizados em ArcMap10.7.1, disponibilizando mapas mensais de áreas com condições para a ocorrência do inseto. Os resultados indicaram áreas favoráveis a T. peregrinus em todas as regiões geográficas do país, com a menor ocorrência mensal na região Norte (2 meses/ano) e a maior, nas regiões Nordeste e Sudeste(11 meses/ano). Períodos diferenciados de intensidades de ocorrência mensal regional foram identificados, subsidiando ações de monitoramento do inseto.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeoestatística
dc.subjectPercevejo-bronzeado-do-eucalipto
dc.subjectSanidade florestal
dc.titleLevantamento das áreas com condições favoráveis a maior ocorrência populacional de Thaumastocoris peregrinus no território brasileiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFloresta
dc.subject.thesagroPraga Exótica
dc.subject.thesagroSistema de Informação Geográfica
dc.format.extent212 p.
riaa.ainfo.id1126270
riaa.ainfo.lastupdate2020-11-12 -02:00:00
dc.contributor.institutionCATARINA DE ARAÚJO SIQUEIRA, BOLSISTA CNPM; RAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SÁ, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5341.pdf743,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace